Primeiro mês de Operações Integradas Metropolitanas soma 278 prisões, 53 armas recolhidas e mais de 14 mil abordagens

Operação Integrada Metropolitana
Operação Integrada Metropolitana - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Carlos Ismael Moreira / SSP

A atuação do Gabinete de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Porto Alegre (GGIMPOA), dentro do programa RS Seguro, completou um mês e quatro edições da Operação Integrada Metropolitana nos 34 municípios que o integram. No total, as ações resultaram em 278 prisões e 14,6 mil abordagens, além da apreensão de 53 armas, 40,6 kg de drogas e R$ 194 mil sem procedência comprovada.

Além disso, o trabalho conjunto de todas as forças de segurança do Estado com apoio dos órgãos federal e municipal também realizou a fiscalização de 523 estabelecimentos, quanto ao funcionamento regular e o cumprimento das normas de prevenção a incêndio, e de 9,4 mil veículos abordados em barreiras de trânsito, dos quais 356 acabaram recolhidos por estarem em situação irregular ou serem produto de crimes como receptação, furto e roubo.

As ações de fiscalização também resultaram no recolhimento de 160 aves silvestres, que eram mantidas em condições de maus tratos, e de 500 kg de carne impróprias para o consumo.

O vice-governador e secretário da Segurança Pública e da Administração Penitenciária, Ranolfo Vieira Júnior, que coordena o GGIMPOA, ressaltou a importância do trabalho conjunto proporcionado pelas operações: “A criação do gabinete vem ao encontro da primeira premissa do nosso programa RS Seguro, que é a integração. O balanço que fazemos desse primeiro mês com as quatro operações é que conseguimos atingir o objetivo, efetivamente realizando trabalhos integrados com as três esferas, União, Estado e municípios”. Ranolfo destacou ainda que está prevista para a primeira quinzena do mês que vem uma reunião com todos os atores do GGIMPOA que, conjuntamente, irão avaliar os resultados de março e projetar as atividades de abril.

O Gabinete reúne o trabalho de Brigada Militar (BM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) com a atuação de Guardas Municipais, agentes de trânsito e de fiscalização dos municípios da região. As instituições envolvidas, dentro do planejamento e execução das operações, interagem com os demais órgãos estaduais e federais integrantes do GGIMPOA: Ministério Público do Estado (MP), Receita Estadual, Polícia Federal (PF), Receita Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Tribunal de Justiça do Estado (TJ), Justiça Federal no Estado, Ministério Público Federal (MPF) e Forças Armadas, bem como com representações da sociedade organizada.

A 1ª Operação Integrada Metropolitana empregou um grande efetivo para intensificar o patrulhamento nas áreas de maior vulnerabilidade nos municípios integrantes do GGIMPOA. Mais de 1,5 mil agentes, quase 800 viaturas e três helicópteros, além da participação da polícia montada e de unidades com apoio de cães farejadores, atuaram em mais de 200 pontos da Região Metropolitana.

Na 2ª Operação Integrada Metropolitana, o foco foi a proteção ao cidadão. Mais de 900 agentes, com cerca de 300 viaturas, um helicóptero e 30 cavalos atuaram em 157 pontos, com foco na repressão de potenciais delitos com impacto direto na vida dos cidadãos como roubos, furtos e roubo de veículos. Foram realizadas uma série de barreiras de trânsito e abordagens em áreas comerciais, proximidades de agências bancárias, loterias, estabelecimentos comerciais e paradas de ônibus.

A 3ª Operação Integrada Metropolitana centrou as atividades no combate à violência contra mulher, num esforço concentrado de todos os órgãos que formam a Rede de Proteção da Mulher, a Rede Lilás. Foram realizadas 173 visitas a mulheres cadastradas no sistema da Patrulha Maria da Penha e 140 verificações em residências com denúncias, além de 51 perícias por lesão corporal e sete atendimentos psicossociais. Houve ainda oito prisões por delitos de violência contra mulher e 42 prisões em ações paralelas de abordagens e barreiras de trânsito.

Para marcar um mês dos trabalhos, a 4ª Operação Integrada Metropolitana teve foco no combate ao tráfico de drogas. Na última terça-feira (26), pela manhã, houve cumprimento de mandados de busca e apreensão em áreas vulneráveis à atuação de organizações criminosas ligadas a esse tipo de delito. Na Capital, a ação foi concentrada em um condomínio onde havia suspeita de que traficantes estivessem expulsando moradores. Uma segunda etapa da operação adentrou à noite, com barreiras e ações de saturação da presença policial. Ao final da 4ª edição, foram contabilizados 61 presos, 7,4 Kg de drogas, 13 armas e 222 munições apreendidas, além de 2,2 mil veículos fiscalizados e 3,5 mil pessoas abordadas.

BALANÇO DO PRIMEIRO MÊS DE AÇÃO DO GGIMPOA

1ª Operação Integrada Metropolitana (patrulhamento intensivo)

• 123 prisões
  • 25 armas