4ª Operação Integrada Metropolitana tem foco na repressão ao tráfico

A chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, ressaltou a integração das forças vinculadas a Secretaria da Segurança Pública - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Ismael Moreira/SSP

O combate ao tráfico de drogas e às organizações criminosas ligadas a esse crime na Região Metropolitana é o foco da 4ª Operação Integrada Metropolitana, dentro do programa RS SEGURO, que completa um mês de ações. Em Porto Alegre, cerca de 70 agentes e 20 viaturas liderados pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DENARC) atuaram no cumprimento de 15 mandados de prisão relacionados ao comércio ilegal de entorpecentes em áreas de alta vulnerabilidade para a ação de grupos que atuam nesse mercado ilícito.

Na Capital, 12 dos mandados foram cumpridos no condomínio Repouso do Guerreiro, no bairro Restinga, onde havia suspeitas de que traficantes estivessem expulsando os moradores. Além das verificações de propriedade e averiguação com as pessoas abordadas para retomada dos imóveis, a ação prendeu um foragido e um homem com valores em dinheiro sem procedência. Outros dois, localizados com porções de droga, também foram detidos.

Em outro local, no bairro São José, foi apreendido um adolescente e presa uma mulher com entorpecentes. No bairro Mario Quintana, um homem foi preso com uma garrucha e, em uma residência que estava vazia, foram encontradas um espingarda calibre 12 e uma pistola 9 milímetros.

As atividades foram planejadas a partir do trabalho de investigação e inteligência executado no Gabinete de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Porto Alegre (GGIMPOA), e também foram cumpridos mandados nos 34 municípios que integram o Gabinete. O objetivo é executar ações de repressão nos locais em que a comunidade mais é afetada pela interferência do tráfico e desmobilizar grupos envolvidos a partir da busca por criminosos com papel de liderança em suas hierarquias internas.

A chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, ressaltou a integração das forças vinculadas a Secretaria da Segurança Pública e o papel transversal do trabalho, alinhado ao planejamento do RS Seguro. "Essa ação integrada de todas as forcas de segurança do Estado mostra também o papel social do nosso trabalho, em se fazer presente para retomar a tranquilidade das comunidades e consolidar a confiança de que podem fazer as denúncias. É todo um trabalho, que começa na SSP, as polícias vão lá, fazem seu trabalho, e o Estado se faz presente", afirmou Nadine.

A 4ª Operação Integrada Metropolitana marca um mês do lançamento do programa RS SEGURO. São quatro eixos de ação, entre os quais o de combate à criminalidade, com a atuação do GGIMPOA.  As três edições anteriores da operação somam 206 prisões, 40 armas e 32,6 kg de drogas apreendidas, 261 veículos recolhidos por situação de crime ou irregularidades, além de 11.117 pessoas abordadas e 7.110 veículos fiscalizados.

Na terceira edição, além das ações de barreira e abordagens com patrulhamento intensivo, o foco foi a prevenção e o combate à violência contra a mulher. O trabalho integrou patrulhas Maria da Penha da Brigada Militar, das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs) da Polícia Civil, Salas Lilás do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e agentes de saúde da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Foram realizadas 173 visitas à mulheres cadastradas no sistema da Patrulha Maria da Penha e 140 verificações em residências com denúncias.

Ações noturnas

A segunda etapa da 4ª Operação Integrada Metropolitana adentrou a noite. Ainda com foco na repressão ao tráfico de drogas, as operações em todas as 34 cidades que compõem o GGIMPOA. Foram realizadas barreiras, ações de saturação de área e vistorias em estabelecimentos. Ao todo foram envolvidos mais de 1200 agentes de segurança, 462 viaturas e uma aeronave.

Foram realizadas 33 barreiras com 2293 veículos fiscalizados, 81 autuados e 91 foram apreendidos, sendo quatro deles recuperados. Mais de 100 estabelecimentos foram vistoriados, sete foram interditados e outros 36 foram notificados para regularização de documentos, cerca de 500kg de carne imprópria para consumo foram recolhidas. Ao todo 3579 pessoas foram abordadas, 61 pessoas foram presas entre mandados, flagrantes e foragidos recapturados. A operação também resultou em 14 menores apreendidos. Cerca de 7 kg de drogas diversas foram apreendidas, além de R$ 16 mil em dinheiro sem procedência e 13 armas.

Balanço final da 4ª Operação Integrada Metropolitana

Barreiras