Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Operação Rede Segura – 68º Edição da Operacão Fios e Cabos apreende 5 toneladas de sucatas e outros materiais

Publicação:

A operação do MPRS teve apoio da SSP e contempla a força-tarefa Fios e Cabos - Foto: Divulgação
Por Dulce Mazer. ASCOM SSP. Fotografias: Pablo Cardoso SSP-RS

O 10° Núcleo Regional do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Sul), órgão do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), com apoio da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-RS), realizou nesta quarta-feira (14/5) a operação Rede Segura, no Sul do estado. A partir das investigações do MPRS, um grupo responsável pelo furto e roubo de materiais de cobre foi identificado e três pessoas foram presas por furto de energia elétrica e receptação. Foram cumpridos 38 mandados de busca e apreensão em Capão do Leão, Pelotas, Santa Vitória do Palmar, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Mais de 5 toneladas de sucata, documentos, celulares, equipamentos de informática, arquivos eletrônicos, dinheiro sem procedência e três caminhões foram apreendidos. 

A operação foi coordenada pelo promotor de Justiça Érico Rezende Russo, da Promotoria de Justiça Criminal de Pelotas, e contou com a presença do coordenador do GAECO, André Dal Molin, e com apoio do promotor Rogério Meirelles Caldas, coordenador do 10º Núcleo do GAECO Sul. O trabalho teve participação de 61 servidores da SSP-RS e suas vinculadas e seis servidores do GAECO Sul, além de funcionários da CEEE Equatorial e das operadoras de telefonia Vivo, Claro e Oi.

Fios e Cabos

A 68º edição da operação Fios e Cabos é parte de uma força-tarefa coordenada pela SSP-RS que investiga furtos, roubos, receptação e comércio ilegal de materiais. De acordo com o coordenador da força-tarefa, tenente-coronel Jefferson Eroni, a força tarefa tem natureza preventiva e repressiva, com impacto na redução de prejuízos aos cofres públicos, às empresas privadas e, principalmente, aos cidadãos. "O prejuízo estimado na ação de hoje supera R$ 2 milhões. E mesmo quando o volume de apreensões não é tão alto, a ação é preventiva e ajuda a coibir o comércio de metais sem procedência", disse.

Denúncias

Informações sobre furtos, roubos e receptação podem ser encaminhadas para o disque-denúncia, no telefone 181,, ou pelo formulário disponível no site da SSP. As denúncias são anônimas.

Secretaria da Segurança Pública