Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretário

Ranolfo Vieira Júnior

Ranolfo Vieira Júnior
Ranolfo Vieira Júnior

Formado em Direito com especialização em Gestão de Segurança na Sociedade Democrática, Ranolfo Vieira Júnior é servidor público há 31 anos. Delegado de polícia desde 1998, dirigiu o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) por seis anos.

Entre 2011 e 2014, foi chefe de polícia do RS, período em que criou o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Presidiu o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil do Brasil (CONCPC). Foi professor da Ulbra e da Academia da Polícia Civil (Acadepol/RS).

Em Canoas, esteve à frente da Secretaria da Segurança Pública e Cidadania do município. Durante sua gestão, a cidade adquiriu 45 novas viaturas, das quais 22 foram doadas aos órgãos de Segurança Pública do Estado. No período, ainda finalizou o treinamento e iniciou as atividades de guardas municipais armados. Sua administração também foi marcada pela redução nos índices de criminalidade, como nos casos de furto e roubo de veículos. Além disso, Canoas não registrou nenhum crime de latrocínio (roubo com morte) durante toda a sua gestão.

Acumula o cargo de secretário estadual da Segurança Pública com o de vice-governador, eleito ao lado do governador Eduardo Leite, com 3.128.317 votos – 53,62% dos votos válidos nas eleições de 2018.

Secretaria da Segurança Pública