Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Primeira Operação Integrada Metropolitana encerra com 123 presos

Ao todo 1541 servidores foram mobilizados para as ações que ocorreram em Porto Alegre e região

Publicação:

Viaturas e efetivo de diversos órgãos de segurança reunidos para a Operação Integrada Metropolitana
Na Capital, concentração do efetivo partiu da Praça Itália, no bairro Menino Deus - Foto: Robson Alves / BM
Por Vanessa Kannenberg com atualizações Ascom SSP

A primeira mobilização conjunta das forças de segurança atuou nos 34 municípios que compõem o Gabinete de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Porto Alegre (GGIMPOA). As ações ocorreram ao longo desta sexta-feira (08). Lançado pelo governo do Estado na semana passada, o gabinete faz parte do eixo de combate à criminalidade do programa RS Seguro. Batizada de Operação Integrada Metropolitana, a ação reuniu mais de 1,5 mil agentes, quase 800 viaturas e três helicópteros, distribuídos em cerca de 200 pontos dos municípios que fazem parte do GGIMPOA.

A Operação Integrada Metropolitana resultou em mais de 120 prisões, 25 armas e 70 munições apreendidas além de coletes e rádios comunicadores. 22 kg de drogas foram recolhidos juntamente com 100 balanças de precisão. Foram 67 veículos aprendidos além de mais de R$ 70 mil em dinheiro.

Ao todo foram realizadas 188 vistorias, além de diversas autuações realizadas por órgãos de outras esferas do poder público municipal, estadual e federal. Foram 3.152 veículos vistoriados e 4.647 pessoas abordadas.

O governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, acompanharam o pontapé inicial da operação, primeiro na Praça Itália, de onde saíram os agentes que iriam atuar em Porto Alegre, depois na Orla do Guaíba, onde decolaram três helicópteros, e, por fim, no Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI), onde conferiram, através de imagens da central de videomonitoramento, as ações nas ruas.

“Estamos vendo, na prática, os três ‘Is’ do RS Seguro: inteligência, investimento qualificado e, principalmente, integração, expressa na união de tantas fardas aqui presentes, em favor de um único propósito, o de fazer com que as regras valham e 12 milhões de pessoas possam conviver no nosso território gaúcho”, destacou Leite.
Como reúne órgãos do Estado, dos municípios e também federais, de diferentes Poderes, o governador acrescentou que “a população não quer saber de quem é o efetivo, quer o poder público atuando nas ruas, garantindo a sua segurança e da sua família”.

“O que aconteceu hoje vai ser uma relidade recorrente em todo o Estado a partir de agora”, garantiu Ranolfo, que é o coordenador do Gabinete. “Acreditamos que o policiamento nas ruas é uma das formas de reduzir a criminalidade, que faz parte do eixo de combate ao crime, junto com os outros três do programa de segurança, que é a prevenção, a qualificação do atendimento à população e a melhoria do sistema prisional”, afirmou o vice-governador.

A Operação Integrada realizou uma série de ações, como fiscalização de trânsito com barreiras em vias urbanas e rodovias, nas áreas de maior vulnerabilidade, enfrentamento ao comércio ilegal, patrulhamentos intensivos nos locais de maior incidência de riscos à população e áreas centrais do municípios, além de fiscalização da regularidade do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) em estabelecimentos comerciais.

A mobilização reuniu servidores estaduais, da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), mas também de outras esferas, como Guardas Municipais, agentes de trânsito e de fiscalização dos municípios da região; equipes de organismo federais como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Força Nacional de Segurança Pública.
Os órgãos envolvidos, dentro do planejamento e execução da operação, interagem com os demais órgãos estaduais e federais integrantes do GGIMPOA: Ministério Público do Estado (MP), Receita Estadual, Polícia Federal (PF), Receita Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Tribunal de Justiça do Estado (TJ), Justiça Federal no Estado, Ministério Público Federal (MPF) e Forças Armadas, bem como com representações da sociedade organizada.

Operação Desmanche

Dentro das ações que ocorreram nesta sexta-feira destaca-se a Operação Desmanche. A atividade,  foi integrada as ações do GGIMPOA para estender o combate ao furto e roubo de veículos na região. Ao todo foram verificados sete estabelecimentos ao longo do dia.

O diferencial desta edição está na vistoria de estabelecimentos credenciados junto ao Detran. O objetivo é demonstrar que a Operação Desmanche monitora todos os estabelecimentos que comercializam peças de veículos, sejam credenciados ou não.
Pela manhã um estabelecimento em Estância Velha foi visitado pela força-tarefa, não foram verificadas irregularidades relacionadas aos veículos, porém o dono do estabelecimento foi notificado a comparecer na prefeitura para regularizar seu registro junto a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Outros seis estabelecimentos foram vistoriados em Porto Alegre, todos eles credenciados no Detran. Um local na avenida Bento Gonçalves foi interditado e o proprietário preso por furto de energia.

Vale ressaltar que, uma vez fechado o local não pode reabrir por no mínimo 90 dias, ou até regularizar a situação junto as autoridades competentes.

O RS SEGURO

Elaborado de forma transversal e estruturante, para contemplar as necessidades de diversas áreas do governo que têm impacto na Segurança Pública, como Educação e Saúde, o programa RS Seguro tem a finalidade de oferecer à população um Estado mais seguro e civilizado para residir e investir.

Criado por decreto do governo do Estado, o GGIMPOA é um órgão deliberativo, consultivo e executivo, que opera por consenso, sem hierarquia, respeitando a autonomia das instituições que o compõem. O objetivo principal do Gabinete é promover a integração entre órgãos estaduais de Segurança Pública com forças federais e municipais, de forma a ampliar a segurança da população e diminuir os índices de criminalidade da Região Metropolitana.

Eliége Teixeira, da Guarda Municipal de Canoas, está a cargo da secretaria executiva do gabinete, e tem o papel de manter permanentemente aberto o canal de diálogo com os municípios para definição das demandas locais conforme as especifidades e o indicadores criminais de cada local.

Secretaria da Segurança Pública