Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Vice-governador visita hospital de campanha montado na zona sul de Porto Alegre

Equipamentos devem chegar até terça (16), permitindo início do atendimento

Publicação:

Vice governador e delegado, Ranolfo Vieira Júnior, conversando com integrante do Exército Brasileiro, ao lado de uma maca e aparelhos médicos, dentro do hospital de campanha instalado na Zona Sul de Porto Alegre.
Ranolfo esteve na estrutura que o Exercito trouxe de Manaus para Porto Alegre - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, visitou, neste sábado (13/3), o espaço na zona sul de Porto Alegre onde o Exército montou um hospital de campanha. A estrutura foi solicitada pelo governo do Estado e enviada de Manaus (AM) para dar apoio no enfrentamento à pandemia de coronavírus. O prefeito da capital, Sebastião Melo, acompanhou a visita.

A estrutura que o Exército instalou em anexo ao Hospital Restinga e Extremo-Sul, diferentemente da maioria dos hospitais de campanha, que só disponibilizam leitos clínicos, tem oito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de 12 de enfermaria.

Hospital de campanha instalado em Porto Alegre, feito com lona esverdeada, a estrutura tem forma de arco. A entrada se dá por uma parte retangular cortada de um tecido enrolado. Conseguimos constatar outra barraca ao lado direito.
O hospital de campanha foi montado em anexo ao Hospital Restinga e Extremo-Sul - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

"Essa parceria entre o município de Porto Alegre, o governo do Estado e, especialmente, o Exército Brasileiro é fundamental para que possamos ultrapassar esse momento difícil. A instalação desse hospital de campanha com 20 leitos vem em muito auxiliar a saúde de Porto Alegre e, por consequência, do Estado", avaliou Ranolfo.

O processo de montagem se iniciou e foi concluído na sexta-feira (12/3). A previsão é de que os equipamentos para o funcionamento do hospital cheguem até terça-feira (16/3). Assim, a estrutura estará apta a receber pacientes.

De acordo com o Comando Militar do Sul, a montagem da instalação militar tem por finalidade atender prontamente à solicitação do governo do Rio Grande do Sul por mais leitos hospitalares destinados a pacientes com Covid-19.

Parte de dentro da estrutura temporária que servirá como hospital de campanha. Em forma de arco e revestida em lona branca, são feitas algumas manutenções na lâmpada por um integrante do Exército enquanto outro caminha pelos leitos.
O hospital montado tem oito leitos de UTI e 12 de enfermaria - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Porto Alegre foi escolhida para receber a estrutura devido à alta procura de leitos na Região Metropolitana. O módulo poderá ter a capacidade de atendimento em UTI ampliada caso sejam agregados mais equipamentos, como respiradores.

Nos próximos dias, o Rio Grande do Sul abrirá mais 183 leitos de UTI adulto SUS. O acréscimo fará com que a ampliação da capacidade hospitalar da rede pública estadual chegue a 157% – de 933 leitos em março de 2020 para 2.397 em março de 2021. Nas últimas semanas, a taxa de ocupação de leitos de UTI no Estado ficou acima dos 100%.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Vitor Necchi/Secom

Secretaria da Segurança Pública