Subchefe da Polícia Civil e diretor do Denarc compartilham experiências no Tribunal de Justiça gaúcho
Representantes da Polícia Civil ministraram palestras sobre combate ao narcotráfico
Publicação:

As dinâmicas investigativas para o combate ao tráfico de drogas foram abordadas em um painel promovido pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), em parceria com o Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil (PC). O evento, realizado na última quarta-feira (2/7) no Espaço Multi do TJRS, contou com palestras da subchefe de Polícia, Adriana Regina da Costa e do diretor do Denarc, Carlos Henrique Braga Wendt, com mediação do desembargador Marco Aurélio Martins Xavier e abertura proferida pelo presidente do TJRS, Alberto Delgado Neto.

A iniciativa do Poder Judiciário gaúcho e das forças de segurança do Estado visa debater o panorama geral do tráfico de entorpecentes e os vínculos que grupos criminosos estabelecem no cenário estadual, nacional e internacional. Os delegados demonstraram como a PC atua para desarticular lideranças e redes e descapitalizar organizações criminosas.


Para o delegado Wendt, a troca de experiências sobre o combate ao tráfico de drogas traz resultados positivos e aperfeiçoa os processos investigativo e judicial, tornando-os mais eficientes. “O uso de softwares, equipamentos e outras tecnologias, além de dar celeridade às investigações, qualifica as evidências, tornando o conjunto probatório mais robusto”, disse.
Segundo Wendt, uma vez que o narcotráfico regula e influencia os demais crimes, ao combatê-lo, também se reduz a incidência de outros delitos, pois as organizações buscam formas alternativas de financiamento ilícito.
Texto: Dulce Mazer (Ascom/SSP-RS). Edição: Leonardo Fister e Letícia Jardim (Ascom/SSP-RS)