Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Santa Cruz do Sul passa a sediar 10ª Coordenadoria Regional de Perícias do IGP

Unidade ficará responsável pelos atendimentos de perícia criminal de 57 municípios da região

Publicação:

Prédio azul e branco de cinco andares com janelas espelhadas
Sede da nova Coordenadoria Regional de Perícias fica em Santa Cruz do Sul - Foto: Divulgação/IGP

O município de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, é a nova sede da 10ª Coordenadoria Regional de Perícias (CRP) do Instituto-Geral de Perícias (IGP), que será responsável pelos atendimentos de perícia criminal de 57 municípios das imediações. A mudança territorial da 10ª CRP, até então sediada em Rio Grande, é fruto da nova divisão administrativa do IGP, autorizada pelo Decreto 56.534, publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 31.

Com a reorganização, os Postos de Identificação de Santa Cruz do Sul, Lajeado e Venâncio Aires, além do Posto Médico-Legal de Lajeado, até então administrados pelo Departamento Médico-Legal (DML) de Porto Alegre, passam a ser de responsabilidade da 10ª CRP. A previsão é de que a mudança diminua o tempo de deslocamento das vítimas quando, por necessidade da escala, as perícias médicas precisarem ser feitas em outros municípios.

A nova divisão administrativa do IGP reorganiza as áreas de abrangência das CRPs, responsáveis pela administração dos Postos de Criminalística, Identificação e Médico-Legal de uma determinada região. Com a reestruturação, a Região Sul segue atendida pela 3ª CRP, cuja sede é Pelotas, que passa a abarcar também o Posto Médico-Legal de Rio Grande.

A mudança, que qualifica a distribuição da divisão regional do IGP pelo Interior ao ampliar os pontos de localização estratégica no Estado, era aguardada pelas lideranças do Vale do Rio Pardo (veja aqui). “É o reconhecimento do governo ao trabalho que vem sendo desenvolvido na região. Vai ajudar a centralizar a administração dos postos antes conduzidos por diversas coordenadorias”, afirma o perito criminal Maiquel Luís Santos, que será o coordenador da 10ª CRP. 

A regional vai funcionar no Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania de Santa Cruz do Sul, na avenida Deputado Euclydes Nicolau Kliemann, 1.515, bairro Arroio Grande, onde já está instalado o Posto de Criminalística do IGP. No mesmo local, também funcionam a Brigada Militar, a Guarda Municipal, a Delegacia da Mulher e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, a 1ª e 2ª Delegacia de Polícia Civil, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social e o Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher. O prédio proporciona a centralização dos órgãos de segurança e facilita a troca de informações, o que vai ao encontro da premissa de integração do Programa RS Seguro.

A diretora-geral do IGP, Heloisa Kuser, ressalta que a nova divisão das coordenadorias também colabora para a integração do IGP com as demais forcas estaduais. "A iniciativa compõe o projeto de Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs), dentro do RS Seguro, que estabelece a compatibilização das áreas territoriais de atuação nos municípios pelas instituições vinculadas à Secretaria da Segurança Pública do Estado", afirma Heloísa.

Texto: Ascom/IGP
Edição: Lurdinha Matos e Carlos Ismael Moreira/SSP

Secretaria da Segurança Pública