Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Operação investiga crimes de agiotagem, extorsão e associação criminosa

Foram cumpridos mandados em Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Eldorado do Sul, Gravataí e Porto Alegre

Publicação:

Sobre uma mesa de madeira, objetos apreendidos: aparelhos celulares, cartões bancários e simulacros de pistola e fuzil. Ao fundo, cartazes da Polícia Civil com o escudo, um telefone whatsapp que serve para denúncia: 51 98608 9984
Foram apreendidos aparelhos celulares, cartões bancários, além de pistola e fuzil falsos - Foto: Polícia Civil - RS

A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Canoas deu início, na manhã desta segunda-feira (30/6), à operação Por Um Fio . A Polícia Civil vem investigando crimes de agiotagem, extorsão e associação criminosa após denúncia das vítimas.

Foram cumpridas 19 medidas cautelares, sendo 11 mandados de busca e apreensão e oito de prisões em Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Eldorado do Sul, Gravataí e Porto Alegre, com apoio de 50 policiais. Seis pessoas foram presas em Alvorada, Canoas, Caxias do Sul e Eldorado do Sul, até o momento. Foram apreendidos aparelhos celulares, cartões bancários e simulacros de pistola e fuzil.

O delegado Gustavo Bermudes, da Draco de Canoas, revelou que as prisões desta manhã são um passo importante no enfrentamento ao crime organizado. “A operação Por Um Fio envia um forte recado, pois além da agiotagem com juros abusivos, que aumentam o endividamento das vítimas, os investigados praticavam outros crimes", declarou o delegado.

Texto: Dulce Mazer (Ascom/SSP-RS). Edição: Júlio Amaral (Ascom/SSP-RS).

Secretaria da Segurança Pública