Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Planeta Atlântida terá segurança reforçada

Publicação:


Os órgãos vinculados à área de segurança pública já estão mobilizados para garantir a segurança das pessoas que participarem da edição do Planeta Atlântida, que acontece nos próximos dias 10 e 11 de fevereiro, na sede campestre da Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (SABA), em Atlântida. Este é o primeiro ano em que os órgãos de segurança – Brigada Militar (BM), Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) e Polícia Civil (PC) – estarão com estrutura montada dentro do complexo do evento. Haverá um Quartel da BM e um posto de Polícia com efetivo e equipamentos necessários para garantir a segurança dos participantes.

A BM estará atuando diretamente no policiamento, com apoio de viaturas, motos e cavalos, além de cães adestrados. Haverá torres de observação em pontos estratégicos para que o efetivo tenha maior visibilidade. Junto ao local dos shows, ficará um veículo e uma guarnição do Corpo de Bombeiros. Além disso, o Grupamento de Polícia Militar Aéreo (GPMA) colocará à disposição dois helicópteros e um avião Ximango, que patrulharão durante o dia e também à noite. O policiamento também vai ser reforçado na orla marítima e os salva-vidas estarão nas guaritas para coibir e desaconselhar o banho de mar na madrugada.

O CRBM fará blitze nas estradas buscando conter o uso de bebidas alcoólicas ao dirigir, coibindo o excesso de velocidade e ultrapassagem em locais proibidos. A operação se intensifica a partir da manhã de sexta-feira (10) até às 12h de segunda-feira (13). Serão utilizados viaturas, motos, radares e bafômetros. O Pelotão de Operações Especiais vai apoiar as ações nas rodovias estaduais.

A Polícia Civil estará presente no Planeta Atlântida com agentes e delegados. No posto policial haverá linhas telefônicas e Internet de acesso rápido, garantindo a estrutura necessária para o trabalho do efetivo. No local será possível fazer a identificação de pessoas e o registro de pequenos delitos. Estarão presentes policiais civis dos departamentos de Polícia do Interior (DPI), de Investigações do Narcotráfico (Denarc), da Criança e do Adolescente (Deca) e de Investigações Criminais (Deic). A Delegacia de Polícia de Xangri-lá e de Capão da Canoa também terão reforço no efetivo para o registro de outras ocorrências.

A polícia recomenda às pessoas que participarão do Planeta Atlântida a levarem apenas um xerox da carteira de identidade autenticado em cartório e a quantia de dinheiro necessária para ser gasta no evento.

Secretaria da Segurança Pública