Polícia prende 13 pessoas em ação contra organização criminosa da Capital
Publicação:

Nesta segunda-feira (23/10), a Polícia Civil deflagrou a Operação Golpe de Estado com o objetivo de desarticular organização criminosa estabelecida na zona norte de Porto Alegre. Durante a ação, foram cumpridas 38 ordens judiciais de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Até o momento, 13 pessoas foram presas.
O trabalho policial teve início no final de 2022, quando um gerente do narcotráfico foi preso em flagrante com grande quantidade de armas, drogas e comprovantes de movimentação financeira. Após um ano de investigações, foi constatada expressiva transação de recursos originados da venda de drogas: os membros da organizavam movimentavam, aproximadamente, R$ 1 milhão a cada 10 dias.
A facção criminosa alvo da operação surgiu na zona leste da capital gaúcha. O grupo criminoso adquire drogas diretamente de países produtores, como Paraguai, Bolívia e Peru, e distribui em larga escala em Porto Alegre e no interior. Juntos, os alvos da ação respondem em conjunto por mais de 100 homicídios.
Participaram da Operação Golpe de Estado cerca de 200 policiais civis. Foram apreendidos carros, R$ 13 mil e aparelhos celulares. A ação integra a estratégia da Polícia Civil de descapitalizar o crime organizado e responsabilizar criminalmente as grandes lideranças.
Texto: Ascom PC
Edição: Ascom SSP