Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Operação mira crimes de abigeato na Fronteira Oeste

Publicação:

--
-- - Foto: --

A Polícia Civil, com o apoio da Brigada Militar, deflagrou a Operação Boi Garantido na manhã desta sexta-feira (21/6), para combater crimes de abigeato ocorridos na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Foram presos seis indivíduos, dois de forma preventiva e quatro em flagrante por posse irregular de arma de fogo e munição. A ação resultou na apreensão de 10 armas, 1 caminhão e mais de R$ 4.000,00 em espécie. Os mandados foram cumpridos em três municípios gaúchos: Uruguaiana, Itaqui e Quaraí.

Segundo as investigações, os criminosos são indivíduos que trabalhavam nas propriedades da região de Uruguaiana, Itaqui, Quaraí e São Borja, com profundo conhecimento da área e da rotina no campo. Verificou-se que, com base nessas informações, eles orquestravam o melhor momento tanto para realizar as carneadas (abate do gado no próprio local) quanto para levar o gado vivo para outros locais, utilizando-se de veículos ou, em alguns casos, tropeando os animais para outros locais para o posterior embarque em caminhões. Desde janeiro, foram furtados aproximadamente 120 bovinos e 300 ovinos, causando aos produtores um prejuízo estimado em mais de R$ 600 mil.

O que é abigeato?

O abigeato é o crime de subtrair animais de propriedade privada em zona rural, ou seja, é o roubo de gado bovino ou equino ou de animais que se encontram em campos, pastos, currais ou retiros. A operação Boi Garantido desta manhã contou com a participação de 65 policiais.

Texto: Ascom PC
Edição: Ascom SSP

Secretaria da Segurança Pública