Operação Fronteira Integrada mobiliza mais de mil agentes em 24h de atividades
Publicação:

A Secretaria da Segurança Pública (SSP), em parceria com órgãos federais e municipais, realizou a segunda edição da Operação Fronteira Integrada. Os trabalhos, alinhados com a Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (ENAFRON), ocorreram em 30 municípios das regiões Sul, Campanha, Fronteira Oeste, Missões e Noroeste.
A ação teve como finalidade o combate ao tráfico de drogas, porte ilegal de armas, munições e explosivos, contrabando e abigeato. Esta foi a primeira edição com a participação das Forças Armadas. A parceria com o Exército Brasileira foi firmada na reunião entre o secretário Wantuir Jacini e o general José Carlos Cardoso, comandante da 3ª Divisão do Exército, em Santa Maria, ocorrida na última sexta-feira (19).
Foram realizadas 5.378 abordagens (3.342 pessoas e 2.036 veículos). Cerca de 200kg de carne irregular foram retirados de circulação e sete animais vivos recuperados. Os policiais e agentes envolvidos efetuaram 12 prisões, sendo 10 em flagrante, e cumpriram cinco mandados de busca e apreensão. A operação registrou ainda a apreensão de 695 maços de cigarro, 30 armas de fogo e munição e cinco veículos.
Ao todo, a ação envolveu os esforços de 1098 pessoas. Profissionais dos órgãos vinculados à SSP (Brigada Militar, Polícia Civil, IGP e Susepe), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Forças Armadas, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), secretarias e guardas municipais.
Os municípios abrangidos foram Aceguá, Bagé, Barra do Quaraí, Dom Pedrito, Garrunchos, Itaqui, Quaraí, Sant’Ana do Livramento, São Borja, Uruguaiana, Chuí, Herval, Jaguarão, Pedras Altas, Santa Vitória do Palmar, Alecrim, Crissiumal, Derrubadas, Dr. Maurício Cardoso, Esperança do Sul, Novo Machado, Pirapó, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Porto Xavier, Roque Gonzales, Tiradentes do Sul, Três Passos e São Nicolau.