Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Instituto-Geral de Perícias inaugura a quinta Sala Lilás do Estado

Publicação:

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) inaugura, nesta quarta-feira (12), a quinta Sala Lilás no Rio Grande do Sul, desta vez em Vacaria. A solenidade será às 11h30min, no Posto Médico-Legal (Rua Julio de Castilhos, 654, Centro) do município.

A primeira Sala Lilás inaugurada no Estado foi no Departamento Médico-Legal, em Porto Alegre, em setembro de 2012. Em 2013, mais duas foram instaladas, em Santana do Livramento, em outubro, e Caxias do Sul, em novembro. Neste ano, no último dia 7, foi inaugurada a Sala Lilás de Bagé.

Na Sala Lilás, as mulheres têm total privacidade durante o atendimento. Enquanto aguardam a perícia física, são recebidas pelo serviço psicossocial e podem fazer o retrato falado digital.

A perícia física compreende o exame de lesões e a coleta de material biológico para exames periciais. O serviço psicossocial foi criado para ajudar as vítimas de violência doméstica e familiar e de abuso sexual. Também, assistentes sociais reúnem informações sobre as condições sociais das vítimas e, a partir delas, fazem um melhor encaminhamento à rede de proteção.

Outro diferencial da Sala Lilás é o uso de um kit padronizado de coleta de material para vítimas de agressão sexual - desenvolvido pelo próprio IGP, através do Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL) e do Departamento Médico-Legal (DML), que já está sendo utilizado nos 36 Postos Médico-Legais do RS.

A Sala Lilás disponibiliza, ainda, vestes íntimas descartáveis. Assim, a mulher não precisa se constranger enquanto a peça de roupa original, muitas vezes contendo vestígios de sêmen do agressor, é recolhida e encaminhada para análise com as demais amostras coletadas.

Além do atendimento 24 horas, o IGP trabalha na qualificação dos dados e na análise estatística da violência doméstica e familiar. É utilizado um software desenvolvido especialmente para gerenciamento, controle e emissão dos trabalhos periciais, com recorte de gênero e controle do número de casos de agressões.

Texto: Maria da Graça Kreisner

Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Secretaria da Segurança Pública