Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Inicia mutirão para confecção de documentos oficias de apenados em Montenegro

Publicação:

Objetivo é resgatar a cidadania e regularizar documentações dos presos
Objetivo é resgatar a cidadania e regularizar documentações dos presos

O Governo do Estado iniciou, nesta sexta-feira (7), um mutirão para confeccionar e encaminhar segundas vias de documentos de identificação oficial de apenados e apenadas da Penitenciária Modulada de Montenegro (PMM). Com o objetivo de resgatar a cidadania e regularizar documentações exigidas para formalizar contratos de trabalhos dentro da Modulada, o trabalho vai durar cerca de dez dias, contemplando mais de 80 pessoas presas.

O trabalho será operacionalizado pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da 1ª Delegacia Penitenciária Regional (região do Vale dos Sinos e Litoral), em parceria com o Instituto Geral de Perícias de Canoas (IGP).

Certidão de Nascimento, CPF e RGs
"O setor técnico realizou atendimento com todos os apenados para coletar assinatura de atestados de pobreza para obter certidões de nascimento junto aos cartórios", informou a assistente social, Tamires Viegas da PMM. Já na parte do documento de identificação (RG), a servidora do IGP, Fátima Palma, foi a responsável pela coleta de impressão e assinatura digitais, além da foto, para iniciar a feitura do RG.

De acordo com a assistente social Carla Goldani, também responsável pela execução das identificações, "foi muito importante a contribuição dos familiares, que nos trouxeram documentos já existentes para formalizar contratos de trabalhos dentro da Modulada, evitando a possibilidade de confeccionar novos registros", acrescentou a profissional.

A regularização de CPFs (banco de dados gerenciado pela Secretaria da Receita Federal) ficou a cargo da área administrativa da PMM. O mutirão envolveu buscas de informações com bancos de dados de diversos municípios e outros Estados, locais de nascimento dos apenados.

Texto e foto: Neiva Motta

Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Secretaria da Segurança Pública