Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Hohlfeldt e José Otávio participam de formatura de oficiais da BM

Publicação:


O vice-governador Antônio Hohlfeldt e o secretário da Justiça e da Segurança, deputado federal José Otávio Germano, participaram na manhã desta quarta-feira (01/02), da cerimônia de formatura dos alunos do Curso de Especialização e Políticas e Gestão de Segurança Pública (CEPGESP) e do Curso Avançado de Administração de Polícia Militar (CAAPM). O evento ocorreu no Campus do IPA, no auditório Oscar Machado, em Porto Alegre.

Na oportunidade, Hohlfeldt afirmou que falava numa perspectiva de professor e que, desta forma, o aprimoramento do servidor público serve tanto para a qualificação dos serviços prestados à sociedade como para o crescimento pessoal do brigadiano. "Sinto orgulho ao observar que a Brigada Militar busca o constante aprimoramento de seus quadros", destacou ele.

Em seu fala, o secretário da Justiça e da Segurança lembrou que era a última formatura de oficiais da qual participaria na condição de titular da pasta. “Gostaria de agradecer o empenho de todos os brigadianos na árdua missão de oferecer segurança aos gaúchos. A BM está sempre mostrando à sociedade a importância de valores como eqüidade, justiça, serenidade e hierarquia.”, salientou José Otávio Germano, que finalizou seu discurso dizendo ser privilegiado por ter estado três anos à frente da secretaria, tendo convivido, neste período, com profissionais valorosos, aguerridos e qualificados. .
 

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Airton Carlos da Costa, ressaltou a importância dos cursos, já que o CEPGESP visa a preparar oficiais superiores para o ingresso no mais alto posto da corporação, o de Coronel PM, e o CAAPM prepara oficiais intermediários (capitães) para o ingresso no posto de major. Os cursos tiveram início no dia 29 de agosto, com um total de 540 horas/aula. No seu decorrer, os oficiais tiveram aulas de Direito Administrativo da Segurança Pública, Gestão Pública e Planejamento Estratégico Situacional, Políticas Públicas de Segurança e Ofício de Polícia, e Estratégias da Ação Policial na Sociedade Democrática, entre outras disciplinas previstas no currículo.  

A classe do CEPGESP foi formada por 18 tenentes-coronéis do Quadro de Oficiais do Estado Maior, dois majores do quadro de oficiais de saúde da BM e um tenente-coronel do Estado de Rondônia. O CAAPM contou com a participação de 46 alunos, sendo 39 capitães do quadro de oficiais do Estado Maior, cinco capitães do quadro de saúde da BM, um capitão da Polícia Militar de Santa Catarina e um capitão da Polícia Militar da Bahia. 

As melhores médias do CEPGESP foram obtidas pelos seguintes alunos:

1 – tenente-coronel Hildebrando Antônio Sanfelice

2 – tenente-coronel Léo Emar Silveira da Cunha

3 – tenente-coronel Manoel Vicente Ilha Bragança

Já no CAAPM, as maiores notas foram atingidas pelos seguintes formandos:

1 – capitão Celso Ricardo Folberg

2 – capitão Rozane Cicília Paiva de Souza

3 – capitão Carlos Flávio Bastos Krebs

 

Secretaria da Segurança Pública