Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Governo do Estado avalia andamento de obras na Penitenciária Estadual do Jacuí

Publicação:

A secretária-geral de Governo, Ana Pellini, visitou, nesta terça-feira (09), as obras dos albergues para o regime prisional semiaberto na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), no município de Charqueadas. Acompanhada da diretora da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Isis Nely Silva dos Santos, e da diretora do Jardim Botânico, Raquel Scalabrini, a secretária visitou as dependências do albergue emergencial, cujas obras já estão concluídas, e do segundo albergue, que será o modelo de prisão do Estado e está em fase inicial de construção.

Pertencentes ao complexo prisional de Charqueadas, onde o Governo do Estado está investindo R$ 18 milhões em reforma e ampliação, os dois albergues, com capacidade para 150 detentos do regime semiaberto, estão sendo construídos dentro dos princípios estabelecidos pela governadora Yeda Crusius para o Novo Paradigma do Sistema Prisional, baseado no combate ao ócio e foco em trabalho, estudo, disciplina e respeito.

Ana Pellini explicou que as obras de construção e ampliação são coordenadas pela Secretaria de Obras Públicas, que tem dado todo apoio necessário para a viabilização, seguindo cronograma acordado pelo Governo do Estado. Disse que a questão prisional é um grande desafio estabelecido pela governadora, que pretende zerar o déficit do sistema penitenciário gaúcho ainda neste ano.

"Estamos modificando a cultura do sistema prisional no Rio Grande do Sul e construindo um sistema em condições dignas de uso. Estes albergues são o símbolo de uma revolução que busca implantar disciplina e trabalho na vida do apenado, com vistas a sua reinserção na sociedade", acrescentou a secretária. "A prisão deve ser uma oportunidade de prevenção da violência, e não de retroalimentação", concluiu.

O complexo penitenciário de Charqueadas é integrado por seis casas prisionais, com uma população de aproximadamente 5 mil detentos. As obras de manutenção envolvem energia elétrica, saneamento, sanitários e muros, entre outros itens. Na parte de construção, serão três empreendimentos: ampliação de 500 vagas na Penitenciária Modulada de Charqueadas (PMC) e dois albergues para o regime prisional semiaberto, na PEJ.

Fonte: www.estado.rs.gov.br

Secretaria da Segurança Pública