Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Governador recebe oficiais alunos do curso de especialização da Brigada Militar

Publicação:

Governador Tarso Genro recebeu os alunos dos Cursos de Oficiais de Nível Superior da Brigada Militar no Palácio Piratini
Governador Tarso Genro recebeu os alunos dos Cursos de Oficiais de Nível Superior da Brigada Militar no Palácio Piratini

Oficiais da Brigada Militar que participam de cursos de especialização foram recebidos nesta segunda-feira (18), no Palácio Piratini, pelo governador Tarso Genro. Do total de 142 alunos, 111 realizam o Curso Superior de Polícia Militar (CSPM) - que permite ascender ao posto de capitão. Trinta tenentes-coronéis e um major participam do curso de Especialização em Gestão e Políticas de Segurança Pública.

Ao destacar o trabalho dos policiais militares, o governador afirmou que o Estado vive um momento de mudança para outro modelo de segurança pública. "Essa fase de transição exige cabeças novas, pensamentos novos, que não revogam a história da BM e nem tornam irrelevante o seu passado. Não há nenhuma corporação que não aprimore a sua competência, o seu dever, as suas finalidades".

Acompanhado do comandante geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, Tarso disse que o novo modelo compreende uma polícia com atribuições mais abrangentes no combate à criminalidade. "Se trata na verdade de uma nova etapa, de uma nova fase, de uma polícia de um estado democrático de Direito, de uma polícia que tem que compreender a sua função não somente como função meramente repreensiva ou preventiva, mas também educativa".

O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, disse que a especialização dos oficiais reflete em melhorias no setor. "Estamos qualificando a nossa instituição, para que se preste cada vez mais um serviço melhor para a população do RS. É importante eles entrarem nesse período em que temos políticas inovadoras de segurança pública, como os Territórios de Paz e as polícias comunitárias, que já estamos implementando em vários municípios".

Os dois cursos começaram em novembro. O curso sobre gestão termina em 14 de março. O outro, que tem 111 alunos formados em Direito e forma novos capitães, normalmente dura dois anos. Eles devem concluir o curso em 2014.

Texto: Felipe Samuel
Foto: Caco Argemi
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Secretaria da Segurança Pública