Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Goularte recebe Ugeirm e Servipol

Publicação:

Em audiência realizada na manhã desta quarta-feira (13/11), o secretário estadual da Segurança Pública, Edson Goularte, recebeu em seu gabinete às direções da União Gaúcha dos Escrivães, Inspetores e Investigadores da Polícia Civil (Ugeirm-Sindicato) e do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Servipol). O encontro é o segundo em menos de dez dias. Na pauta da reunião desta quarta-feira, demandas das categorias como horas-extras, sobreaviso, promoções e plano de carreira.

De acordo com Goularte, já teriam sido liberadas 33 mil horas-extras pelo Governo e assinalou que considera o recurso um qualificador de produção na rotina policial, reiterando que semanalmente a Polícia Civil têm dado mostras da competência e qualidade de suas ações, de grande repercussão na mídia e opinião pública. No tema sobreaviso, o secretário assinalou que a pedida é justa e que, para análise por parte dos setores responsáveis no Estado, é preciso que seja encaminhado proposta pela Chefia de Polícia. Neste sentido, reiterou que a força e a união dos integrantes da Polícia Civil reside no entendimento de todos da importância do papel da instituição à sociedade.

O presidente da Servipol, Allan Denis Rocha de Mendonça, enfatizou da transparência e da qualidade da postura e ações do secretário no que concerne à relação com as entidades, assim como nas pautas trazidas pelas associações ao titular da SSP. Ressaltou que as entidades gostariam de estar debatendo com Goularte outros temas que não apenas os salariais, mas, por exemplo, com focos na qualificação dos servidores. O secretário, por sua vez, reiterou que a relação com as entidades da segurança tem se pautado no caminho da construção e da compreensão da fundamentalidade do trabalho das polícias, pontuando que as reivindicações trazidas pelas diversas categorias de servidores da segurança são referenciais, mas precisam também ter o entendimento do momento de reajuste das contas públicas porque passa o Estado e das oscilações da economia mundial, com reflexos globais.

Sobre promoções, o secretário adiantou estarem bem encaminhadas às proposições para ainda este ano e 2009. Quanto ao Plano de Carreira, as entidades pediram participação imediata no grupo de trabalho constituído pelo Governo e que analisa todas as variáveis da questão. Também foi solicitado pelas associações que o secretário intermedeie nova audiência com representações das secretarias da Fazenda e Planejamento, visando ajustes e construções nos temas trazidos ao titular da SSP.

Secretaria da Segurança Pública