Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

GESeg vence o prêmio Gartner, maior reconhecimento de tecnologia aplicada à gestão pública do mundo

Sistema de estatística criminal era a única iniciativa latino-americana e superou cases da Flórida, Califórnia e Nova York

Publicação:

Ranolfo Vieira Júnior de terno cinza e camisa branca. De óculos. Ao fundo, telões de TV onde aparece a marca da Gestão de Estatística em Segurança (GESeg).
"É um reconhecimento internacional ao uso de ciência de dados e inteligência no combate ao crime", disse o vice Ranolfo - Foto: Mauro Nascimento/Palácio Piratini

Fator essencial para a redução recorde da criminalidade nos últimos dois anos no RS, uma iniciativa do governo gaúcho acaba de conquistar o status de referência internacional. O sistema utilizado pela Gestão de Estatística em Segurança (GESeg), desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Procergs) para atender a Secretaria da Segurança Pública (SSP) dentro do programa RS Seguro, foi escolhido como grande vencedor do Prêmio Gartner Eyes on Innovation Awards For Government 2021.

O concurso, promovido pela maior instituição global de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), é tido entre especialistas no ramo como o mais importante reconhecimento de iniciativas da área aplicadas à gestão pública no mundo.

A partir do trabalho de ciência de dados, a plataforma de análise tecnológica, que já opera em versão beta, automatiza cálculos e fornece relatórios em padrões visuais para acelerar e aprimorar a leitura dos dados de ocorrências, o que qualifica o acompanhamento de foco territorial adotado pelo RS Seguro para monitorar os indicadores criminais e traçar as estratégias de prevenção e repressão.

“A conquista dessa premiação simboliza o reconhecimento internacional quanto ao sucesso da nossa estratégia no programa RS Seguro, com a utilização de ciência de dados e inteligência para qualificar o planejamento e a aplicação de recursos no combate à criminalidade. Uma vitória que alcançamos nessa parceria fundamental com a Procergs, desenvolvedora da plataforma. E faço questão de registrar que esse prêmio vai também a todos os operadores de segurança, homens e mulheres das nossas forças, que estão diuturnamente nas ruas executando as políticas públicas que traçamos para proteção de todos os gaúchos”, afirmou o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior.

GESeg

A solução gaúcha disputou a final com cases de tecnologias desenvolvidas pelos governos da Flórida, da Califórnia e de Nova York, nos Estados Unidos. A definição do projeto vencedor ocorreu por meio de votação na internet, da qual qualquer pessoa que atuasse no setor público (municipal, estadual e federal), abrangendo as esferas do Executivo, Legislativo e Judiciário, pôde participar.

"O GESeg é uma plataforma que usa tecnologia de ciência de dados e inteligência artificial, com análises preditivas e espaciais. A correlação de dados, a partir das várias bases de dados que estamos utilizando no produto, segurança pública, saúde, educação, dados econômicos, permitem podermos identificar e aplicar políticas públicas preventivas na segurança pública. Por exemplo: a probabilidade de um adolescente ingressar no crime no futuro ou de uma mulher ser vítima de feminicídio, entre outras", afirma José Antonio Leal, diretor-presidente da Procergs.

Telas com mapas de calor de ocorrências de crime com manchas coloridas sobre um mapa.
Plataforma fornece mapas de calor da frequência de crimes para direcionar estratégia - Foto: Reprodução

Plataforma é finalista no maior prêmio nacional de governo eletrônico

Além do reconhecimento internacional, o sistema GESeg tem chamado atenção no Brasil. A solução é finalista do maior prêmio de excelência em governo eletrônico do país, o Secop 2021, na categoria e-Administração.

Na mesma premiação, a plataforma unificada de serviços (rs.gov.br), elaborada pela Procergs, pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e pelo o Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), concorre na categoria e-Serviços.

O Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov), do Secop, foi criado em 2002, pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e pelo Ministério da Economia. Entregue anualmente, tem como objetivos reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federais, estaduais e municipais, assim como divulgar as iniciativas que, com o uso das TICs, modernizam a gestão pública em benefício do cidadão brasileiro.

Em sua 19ª edição, o prêmio neste ano considera iniciativas de governo eletrônico cujo foco seja o uso da tecnologia das TICs aplicadas a um amplo arco de funções de governo e, em especial, na relação deste com a sociedade.

As iniciativas, além de terem que promover relações em tempo real, e de forma eficiente, devem fomentar também boas práticas de governança, sendo catalisadoras de mudanças democratizantes nas estruturas de governo.

Também com grande prestígio nacional, a premiação da IT Mídia colocou o Rio Grande do Sul, por meio da GESeg, no seleto grupo dos 100+ Inovadores no Uso de TI em 2021. O sistema gaúcho foi vencedor na categoria Setor Público. Para elaborar o ranking, a comissão organizadora do prêmio avaliou o cenário de inovação das empresas brasileiras, observando aspectos como cultura e a adoção de tecnologias como cloud computing, analytics, inteligência artificial e segurança da informação.

Sistema identifica quais pontos precisam de atenção na segurança

A partir do diagnóstico dos municípios considerados prioritários, o RS Seguro elaborou uma sistemática para colocar em prática o uso aprimorado de dados estatísticos no combate ao crime, primeiro eixo do programa.

Foi definida a realização mensal do monitoramento de quatro indicadores, três comuns a todos os municípios e um indicador escolhido conforme a realidade local de cada um.

Para fazer o monitoramento desses indicadores nos 23 municípios considerados prioritários pelo RS seguro, a equipe técnica do programa elaborou um processo com ciclos mensais da Gestão de Estatística em Segurança, com quatro instâncias de análise, a GESeg. O sistema desenvolvido pela Procergs auxilia com a automatização de cálculo e fornecimento de relatórios visuais que aprimoram a utilização dos dados.

O trabalho de avaliação e estratégia tem início em cada unidade operacional das cidades abrangidas até chegar a um colegiado de governo, no qual o plano de ação passa a ser validado diretamente pelo governador Eduardo Leite e pelo vice-governador Ranolfo. Essa última instância atua em reuniões que ocorrerem sempre na segunda quinta-feira de cada mês.

Com essa sequência de reuniões, a GESeg atribuiu uma metodologia sistemática para avaliação permanente da evolução dos dados. Dessa forma, a cada mês, os gestores conseguem identificar quais indicadores reduziram ou se elevaram, quais os pontos que precisam de atenção, e quais estratégias tiveram melhores resultados, o que também permite compartilhar as boas práticas entre os diversos órgãos envolvidos.

Além disso, ao levar o diagnóstico desde a ponta até o governador e o vice, a GESeg qualifica a gestão e o planejamento com um trabalho de governança, com alinhamento na prioridade atribuída pela atual gestão do Executivo à área de Segurança Pública.

No final de setembro, como parte dos R$ 280,3 milhões de investimentos anunciados no Avançar na Segurança – maior montante destinado de uma só vez para a área na história do RS, com recursos exclusivamente do Tesouro Estadual –, a SSP apresentou o aporte de R$ 2,4 milhões para manutenção e evolução do Sistema GESeg.

O valor permitirá a renovação de licença e ampliação de recursos da ferramenta de análise espacial utilizada na solução desenvolvida pela Procergs.

00:00:00/00:00:00

Gestão de Estatística em Segurança (GESeg) do Programa RS Seguro vence o prêmio Gartner Eyes 2021

Fator essencial para a redução recorde da criminalidade nos últimos dois anos no RS, uma iniciativa do governo gaúcho acaba de conquistar o status de referência internacional. O sistema utilizado pela Gestão de Estatística em Segurança (GESeg), desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Procergs) para atender a Secretaria da Segurança Pública (SSP) dentro do programa RS Seguro, foi escolhido como grande vencedor do Prêmio Gartner Eyes on Innovation Awards For Government 2021. O concurso, promovido pela maior instituição global de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), é tido entre especialistas no ramo como o mais importante reconhecimento de iniciativas da área aplicadas à gestão pública no mundo. Crédito: SSP RS

Texto: Carlos Ismael Moreira/Ascom SSP
Edição: Marcelo Flach/Secom

Secretaria da Segurança Pública