Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Fios e Cabos: ofensiva contra roubo e furto de cobre está de volta a Porto Alegre

Ocorrências do tipo tiveram redução de quase 50% no mês de fevereiro

Publicação:

Força-tarefa visa combater o comércio ilegal de fios e de cabos e apreender materiais sem procedência
Força-tarefa visa combater o comércio ilegal de fios e de cabos e apreender materiais sem procedência - Foto: Ana Emília Soares/SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou a 32.a edição da Operação Fios e Cabos, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (7/3).

Após focar em municípios do Litoral Norte desde dezembro passado como parte da Operação Verão, esta foi primeira edição realizada na capital gaúcha em 2024.

A força-tarefa visa combater o comércio ilegal de fios e cabos e apreende materiais sem procedência. Com atuação em seis locais, a operação resultou em cinco notificações administrativas, cinco termos circunstanciados por crime ambiental e quatro quilos de cobre apreendido.

Nesta edição, a ação procurou identificar possíveis materiais desviados da rede elétrica próxima à linha da Trensurb. Os criminosos roubam fios e cabos para revender o componente metálico desses materiais, em especial, cobre e alumínio.

A Operação Fios e Cabos é realizada de forma permanente pela SSP e conta com a participação de três instituições vinculadas da pasta: Polícia Civil (PC), Brigada Militar (BM) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM). A ofensiva consiste em buscas administrativas em locais determinados pelo serviço de inteligência das forças de segurança.

Esse esforço conjunto coordenado pela SSP se reflete na melhoria dos indicadores criminais relacionados ao roubo e ao furto de fios e cabos. Em fevereiro do ano passado, foram registrados 141 furtos, enquanto, em fevereiro deste ano, foram 69 furtos, o que representa uma redução de 51%.

Somados janeiro a fevereiro, foram registrados 257 furtos no ano de 2023, enquanto, na  comparação com o mesmo período de 2024, foram 174 ocorrências, uma redução de 32%.

A foto mostra materiais de furtos que foram encontrados
Roubos de fios e de cabos da rede elétrica e de telefonia costumam acontecer nos locais públicos das áreas urbanas - Foto: Ana Emília Soares/SSP

Crime gera transtornos para a população

Os roubos de fios e cabos da rede elétrica e de telefonia costumam acontecer nos locais públicos das áreas urbanas, como parques e praças, além de no entorno de estruturas como linhas de trem.

Esses casos afetam a qualidade do transporte público, pois geram atrasos e interrupções nas viagens, causando transtornos aos passageiros e gastos de manutenção.

A foto mostra a CEEE verificando os materiais da Fios e Cabos
Empresas realizam o reconhecimento do material - Foto: Anelize Sampaio/ASCOM SSP

O coordenador da operação, tenente-coronel Jefferson Eroni, explica que a participação das empresas de telefonia e da rede elétrica é importante para a Operação Fios e Cabos.

Ao fiscalizar os locais que atuam como intermediários no comércio de material furtado ou roubado, as empresas precisam reconhecer a procedência dos fios surrupiados das suas redes, para que as forças de segurança tomem as medidas cabíveis contra os proprietários dos locais fiscalizados.

“Com um acompanhamento constante, o objetivo é fiscalizar os comércios de ferros-velhos e de vendas de sucata. Quem compra esse material deve apresentar a origem e a procedência. Quando existe reconhecimento do fio sem procedência, a prisão é feita em flagrante”, destaca o tenente-coronel Eroni.

Participaram da 32.a edição da operação 46 servidores da SSP, da BM, da PC e do CBM, além de servidores da Guarda Municipal e funcionários da TIM, da Vivo e da CEEE Equatorial.

A importância do serviço de inteligência

Os alvos da Operação Fios e Cabos são determinados com base nas informações fornecidas pelos serviços de inteligência das forças de segurança e nos indicadores compilados mensalmente pela SSP, que indicam os locais mais visados para o crime, conforme o registro de ocorrências.

“O monitoramento dos indicadores é feito de forma constante, e observamos o estado como um todo. Com o trabalho do Departamento de Inteligência da SSP, planejamos quais são os próximos municípios que serão fiscalizados”, explica o tenente-coronel Eroni.

Para auxiliar na redução de crimes e agilizar a resposta dos órgãos de segurança, a SSP reforça a importância das denúncias por meio do Disque-Denúncia 181 e pela versão digital desse canal, no site da secretaria. O anonimato é garantido.

Operação Fios e Cabos em números

Ao longo de 2023, foram realizadas 12 edições da Operação Fios e Cabos em 10 municípios gaúchos. No total, foram fiscalizados 71 estabelecimentos, com resultado de 37 prisões, 29 notificações pelo CBM, 23 termos circunstanciados por crimes ambientais e oito toneladas de fios e cabos apreendidos.

A Operação Fios e Cabos tem natureza preventiva e repressiva. Mesmo em edições em que o volume de apreensões não é alto, a força-tarefa promove uma ampla busca administrativa em empresas de sucata, o que ajuda a coibir o comércio de metais sem procedência.

Texto: Anelize Sampaio - Ascom SSP e Anna Emília Soares - Ascom SSP
Edição: Caue Fonseca - Ascom SSP

Revisão: Kelly Cavedon Zaniol - Ascom SSP e Elen Azambuja - Ascom SSP

Secretaria da Segurança Pública