Detentos do Instituto Penal de Novo Hamburgo participam de capacitação ao mercado de trabalho
Publicação:
O Instituto Penal de Novo Hamburgo (IPNH) iniciou, nesta terça-feira (14), as aulas do curso profissionalizante em Edificações para os apenados da casa prisional. O curso é uma proposta inédita no estabelecimento e irá contemplar uma turma de 15 detentos do regime semiaberto. Além disso, nessa segunda-feira (13), ocorreu a formatura da segunda turma do curso de Preparação Para o Mercado de Trabalho. As ações visam oferecer oportunidades de qualificação para os detentos, bem como estimular a inserção no mercado de trabalho.
O curso em Edificações, promovido pelo Conselho da Comunidade de Novo Hamburgo, será realizado pela Escola Profissionalizante Meta, nas dependências do IPNH, e terá a duração de dois meses. Os alunos serão acompanhados individualmente e em grupo pela equipe técnica do presídio, por meio de reuniões motivadoras. Ao término, todos os participantes receberão certificado.
Já o curso de Preparação Para o Mercado de Trabalho, realizado pela equipe técnica em parceria com a agência FGTAS/Sine do município, voluntários do movimento Paz Novo Hamburgo e Lions Clube Pérola do Vale, abordou, entre outros temas, o planejamento de carreira e as relações interpessoais. O objetivo foi fortalecer a empregabilidade dos apenados, capacitando-os para colocação e manutenção no emprego.
Texto: Caroline Paiva/Susepe
Edição: Cristina Lac/CCom