De alunos a professores: quatro PMs atendidos na infância pelo PROERD serão instrutores do programa da BM
Turma de 36 novos instrutores realiza curso de formação até o dia 4 de outubro, na Capital
Publicação:

Ainda na infância, três meninos e uma menina receberam o apoio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), promovido pela Brigada Militar (BM). Agora, a semente de cidadania plantada no passado também irá gerar frutos que alimentarão o cuidado com outros jovens no futuro. Aquelas quatro crianças hoje são policiais militares e terão a oportunidade de retornar às salas de aula para retribuírem os ensinamentos. Os soldados Vinícius Cardoso Vieira do 6°BPM, em Rio Grande, Cléber Pinto Pastorini (9°BPM), Cássia Luana Cristofari Margarin (9° BPM) e Jean Michel Bretscnheider Ferreira (1° BPM), os três em Porto Alegre, integram a turma de 36 PMs, de diversos batalhões espalhados pelo Rio Grande do Sul, que serão capacitados para atuar como novos instrutores do Programa.
O Curso de Formação de Instrutores do PROERD da Brigada Militar teve início na última segunda-feira (23/09) e vai até o dia 4 de outubro. As atividades ocorrem na Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFes), localizada na Avenida Coronel Aparício Borges, no bairro homônimo.

PROERD é o nome adotado no Brasil para aplicação do currículo baseado na metodologia da Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E), organização americana fundada em 1983 e que desenvolve diversos programas contra as drogas em mais de 50 países. O diferencial desta edição da formação de instrutores é a presença de dois oficiais americanos, diretores da D.A.R.E, Rafael Morales e Ruel Fuentecilla, que estão em Porto Alegre para supervisionar o curso. Eles irão avaliar se o Centro de Treinamento Internacional do PROERD da BM segue preenchendo os protocolos de formação para renovar a chancela da corporação para conduzir as atividades do PROERD/D.A.R.E no Rio Grande do Sul.
"Sou lá de Rio Grande, e o bairro de onde eu estudava e tive aula do Proerd era bem complicado, era muita violência, muita droga. E eu poder fazer esse link com os estudantes de que consegui, ao participar do PROERD, superar isso, é uma forma concreta de exemplo, não algo abstrato, distante. Eu estava lá, agora estou aqui", afirma o soldado Vieira. “É uma sementinha plantada lá na minha infância quando tive o primeiro contato com a Polícia Militar, por meados de 2003, o que fez com que me apaixonasse pela profissão e agora esteja aqui”, conta a soldado Cássia.
“Quando criança não se tem tanta noção, mas a participação nas brincadeiras e nas atividades feitas em aula com certeza vale muito a pena e faz com que a gente cresça muito mais”, acrescenta o soldado Pastorini. “Temos sempre que querer mais. O que a gente puder auxiliar a sociedade a se desenvolver, temos que estar disposto”, completa o soldado Ferreira, sobre o novo passo na carreira como agente do PROERD.
A formatura dos novos instrutores acontecerá no dia 4 de outubro, às 10h30min, no auditório Desembargador Márcio Oliveira Puggina da Associação dos Juízes do RS (AJURIS), no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre. O evento é aberto ao público.
O PROERD foi iniciado no Estado pela BM em 1998 e, atualmente, a instituição possui 852 instrutores habilitados. Desde o início do programa, já são 11.263 turmas e mais de 1 milhão de alunos formados, 3.048 escolas visitadas e 300 municípios abrangidos.
O PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), no Brasil, é organizado pela Câmara Técnica Nacional, vinculado ao Conselho Nacional de Comandantes-Gerais. Tem o objetivo de desenvolver uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado (instrutor PROERD), professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade para prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência no ambiente escolar.
No Rio Grande do Sul, o PROERD é aplicado pela Brigada Militar na rede escolar do Estado. Visa alcançar crianças dos 5º ao 7º anos, da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, bem como para jovens do Ensino Médio das escolas públicas e privadas do Estado, a fim de complementar um ciclo de proteção integral em prevenção primária, proporcionando um currículo educacional de prevenção direcionado aos pais ou responsáveis dos alunos do PROERD e adultos interessados em geral.
Todos os currículos são aplicados com técnicas pedagógicas e materiais didáticos específicos, definidos pela Coordenação Estadual, seguindo as normas e preceitos da Câmara Técnica Nacional do PROERD. O programa aplica no país, por meio das polícias militares, a metodologia criada pela Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E), organização americana fundada que desenvolve diversas ações contra as drogas em mais de 50 países. A primeira implantação do PROERD no Brasil ocorreu em 1992, pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. Desde 2002, o programa está presente em todos os Estados.
A D.A.R.E
A Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E) foi fundada em 1983, em uma parceira entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar Unificado de Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos. Ao longo dos anos, o sucesso do programa e o aumento da demanda pelas atividades levaram a criação de uma estrutura nacional de aplicação do programa nos EUA. Em 1989, foi criada a D.A.R.E América, organização sem fins lucrativos, para supervisionar e orientar a expansão nacional e internacional da iniciativa, com currículos desenvolvidos em colaboração com universidades e instituições reconhecidas pelo trabalho de combate às drogas.