Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Corpo de Bombeiros Militar forma novos mergulhadores de busca e resgate

Publicação:

Foto mostra bombeiros diante de bandeira do Brasil e do RS durante formatura
CBMRS forma 20 novos mergulhadores autônomos de busca e resgate - Foto: Divulgação/CBM

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou a Formatura do Curso de Mergulhador Autônomo de Busca e Resgate (CMAUT), o primeiro totalmente gerenciado pela Corporação, nessa terça-feira (9/5). Após oito anos sem novos especialistas na área, a instituição passa a contar com mais 20 bombeiros militares certificados para a função de mergulhador, além de formar a primeira mulher Oficial mergulhadora do CBMRS.

O CMAUT visa capacitar bombeiros militares no serviço de busca e resgate subaquático, atendendo a demanda operacional das unidades que possuem atividade de mergulho. A formação de novos profissionais é fundamental para recomposição das guarnições de mergulhadores autônomos existentes no CBMRS, garantindo a execução do serviço de busca e resgate de pessoas ou a localização de objetos necessários ao interesse público.

Foto mostra Oficial feminina durante formação dos Bombeiros
A Major Karyn é a primeira mulher Oficial mergulhadora do CBMRS - Foto: Divulgação/CBM

O curso, que teve carga horária de 360 horas/aula e durou 45 dias, formou a primeira mulher Oficial mergulhadora do CBMRS, a Major Karyn Savegnago, lotada na Academia de Bombeiro Militar. A Major Karyn, que comandou o turno durante a Solenidade de Formatura, passou  pelas disciplinas de física do mergulho, técnicas de busca subaquática, operações de mergulho, busca e resgate emergencial, adaptação fisiológica à atividade de mergulho, entre outras.

Segundo o Comandante-Geral do CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, os novos mergulhadores acrescentam, além de um recurso humano técnico, apto para executar as funções, uma injeção de ânimo ao efetivo já existente. “A Instituição está investindo na capacitação do seu efetivo. Não são os caminhões, os equipamentos que salvam vidas, são os bombeiros militares, os recursos humanos da Corporação. E os senhores chegam nas suas unidades para somar com técnica e, também, na motivação da tropa”.

Texto: Leonardo Andrades/ACSP

Edição: Ascom SSP

Secretaria da Segurança Pública