Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

CBMRS reforça efetivo e dá posse ao novo comandante-geral

A instituição recebe 101 novos soldados, que atuarão sob o comando-geral do coronel Luiz Carlos Neves Soares

Publicação:

painel identificando os bombeiros, os 101 soldados em formação no palco, fundo com as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e do CBMRS
Cerimônia marcou o ingresso dos 101 novos soldados na corporação - Foto: Grégori Bertó/SSP

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMRS) formou 101 novos soldados no Curso Básico de Formação de Bombeiro Militar (CBFBM), em cerimônia realizada nesta quarta-feira (24/11), no Teatro da Fiergs, na Capital. A solenidade também marcou a passagem do comando-geral da instituição. Com a entrada do até então comandante-geral do CBMRS, coronel César Eduardo Bonfanti, para a reserva, o coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior, deixou o cargo de subcomandante-geral para assumir o mais alto posto do CBMRS. O coronel Otávio Polita Filho, que até então era o diretor do Departamento de Planejamento e Integração (DPI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), assume a função de subcomandante-geral. O governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da SSP, delegado Ranolfo Vieira Júnior, participaram do evento.

Os soldados que ingressaram na corporação concluíram mais de 1.600 horas/aula, com disciplinas como técnicas de salvamento, técnicas de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, e direitos humanos, além do estágio supervisionado. A turma contou com 21 mulheres e 80 homens, que agora integram a corporação.

As aulas, iniciadas em abril deste ano, começaram em formato híbrido, dando prioridade para o ensino à distância e limitando o número de alunos nas aulas presenciais. A medida possibilitou que a convocação dos novos servidores fosse mantida com segurança, para evitar o contágio pela Covid-19. O soldado Andres Gesse Arboit de Lima recebeu destaque como 1º colocado do curso de formação, com média final de aprovação de 9,67.

governador em primeiro plano na foto, ao fundo, os formandos posicionados no palco
Governador enalteceu a escolha dos novos servidores da segurança pública

O governador Eduardo Leite enalteceu a escolha dos soldados para atuar em prol da sociedade gaúcha e reforçou a integração das forças de segurança para atender a população. "Cada instituição tem suas funções específicas que são de grande importância, mas a integração é o que tem trazido importantes resultados que impactam diretamente a vida de todos os gaúchos. Por isso, quero agradecer cada um de vocês que escolheu trabalhar para o povo do Rio Grande do Sul", disse Leite.

vice-governador em primeiro plano, ao fundo, plateia com os familiares e amigos dos formandos
O vice-governador e secretário da segurança pública recepcionou os novos soldados - Foto: Grégori Bertó/SSP

O vice-governador deu boas-vindas aos novos servidores da corporação e enfatizou a importância do CBMRS. "Vocês ingressaram hoje em uma das atividades mais difíceis e mais importantes da sociedade. Aqui no Rio Grande do Sul, como em todos os lugares do mundo, é considerado um herói da sociedade. É o isso o que vocês são agora, e os gaúchos e gaúchas esperam sua dedicação no exercício de suas funções", reforçou Ranolfo.

Na solenidade da troca de comando, o coronel Bonfanti entregou as funções ao seu sucessor, coronel Luiz.

Após 34 anos de serviços prestados à comunidade, Bonfanti ingressa na reserva remunerada. Formado em Ciências Militares, o oficial chefiou a seção de combate a incêndios, em sua cidade natal, Santa Cruz do Sul, e comandou a unidade do CBMRS em Venâncio Aires. O coronel também comandou o 7º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), em Passo Fundo, o 6º BBM, em Santa Cruz do Sul, e o 1º BBM, em Porto Alegre, antes de se tornar subcomandante-geral. Desde janeiro de 2019, o oficial ocupava o mais alto posto da corporação.

coronel Bonfanti em primeiro plano, no fundo, os formandos posicionados
O coronel Bonfanti agradeceu todos os colegas de farda que auxiliaram sua gestão - Foto: Grégori Bertó/SSP

O paraninfo da turma e ex comandante -geral, coronel Bonfanti agradeceu os colegas de farda que auxiliaram na gestão dentro do comando do CBMRS, que iniciou em 2019. O oficial também agradeceu o convite para ser paraninfo da turma e deixou um importante recado para a conduta dos servidores no atendimento aos gaúchos. "Busquem sempre o conhecimento, estejam sempre atualizados e qualificados, sejam dedicados e comprometidos, sirvam as pessoas com igualdade, independente de condição social, crença ou sexualidade. Atendam a sociedade como vocês gostariam de ser atendidos", disse o coronel Bonfanti.

O coronel Luiz, agora comandante-geral da instituição, é bacharel em Ciências Jurídicas e pós-graduado em Gestão da Segurança Pública. O oficial, que ingressou na Brigada Militar em 1991, atuou como comandante da companhia do CBMRS em Gramado, foi subcomandante do 5º BBM de Caxias do Sul e também comandou o 1º BBM de Porto Alegre. Além disso, Luiz foi diretor do Departamento de Segurança Contra Incêndios e, desde março deste ano, exercia as funções de subcomandante-geral da instituição.

em primeiro plano, o coronel Luiz, ao fundo as bandeiras posicionadas no palco
Ao assumir as funções, o novo comandante-geral fez um agradecimento especial à família - Foto: Grégori Bertó/SSP

Ao assumir as funções, o comandante-geral fez um agradecimento especial à família, pelo suporte, amor e compreensão dedicados. O oficial recepcionou os novos soldados, reforçando a importância da dedicação na função de bombeiro militar. "Vocês vivenciarão ocorrências que não sairão de suas memórias. Estes são desafios para os quais vocês deverão estar sempre preparados, pois a vida e o patrimônio de muitos gaúchos e gaúchas estarão em suas mãos", completou o comandante-geral.

O segundo posto na hierarquia dos Bombeiros será agora exercido pelo coronel Polita. O oficial, graduado em Ciências Jurídicas e pós-graduado em Gestão da Segurança Pública, ingressou ainda na BM, em 1990. No CBMRS, chefiou a Assessoria de Tecnologia da Informação e Comunicações e também a Assessoria Jurídica. Polita também comandou o 8º BBM, em Canoas. Na SSP, o oficial foi diretor do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) e do DPI, cargo que deixou para assumir as funções de subcomandante-geral. 

Em todos os discursos, as autoridades relembraram a triste perda dos bombeiros 1º Tenente Deroci de Almeida da Costa, e o 2º Sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós. Os militares trabalharam no combate ao incêndio que atingiu o prédio sede da SSP em 14 de julho, quando perderam suas vidas no desabamento de parte das estruturas colapsadas.

Ao final da solenidade, soldados, familiares e amigos dos militares celebraram a conclusão do curso com o tradicional batismo da corporação. Os novos bombeiros receberam um banho de água disparada por um caminhão autobomba tanque, em ato que representa a conclusão desta etapa inicial em suas carreiras.

Soldados marchando durante o banho de batismo
Formatura dos novos soldados e passagem do comando-geral - Foto: Grégori Bertó/SSP


Texto: Lurdinha Matos/SSP
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP

Secretaria da Segurança Pública