XIII Seminário Estadual da Polícia Civil é realizado em Gramado
Publicação:
Nessa quarta-feira (20/11), em Gramado, teve início a 13.ª edição do Seminário Estadual da Polícia Civil. Com o tema "Segurança Pública, Saúde e Meio Ambiente: Polícia Civil no contexto das catástrofes climáticas — Superação e Perspectivas", o evento ocorreu na Expogramado e contou com a participação de cerca de 550 policiais, entre delegados e agentes.
Diversos painéis e exposições serão realizados até dia 22 de novembro, com temas de relevância ao trabalho policial, abordando tópicos como tecnologia, homicídios, saúde pública, direitos humanos, entre outros.
Durante o primeiro dia de evento, foram apresentados os seguintes painéis:
"Justiça, Cidadania e Direitos Humanos na Catástrofe de Maio de 2024"
Painelista: Fabricio Guazzelli Peruchin, secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do estado do Rio Grande do Sul.
Mediador: delegado de polícia Christian Nedel, diretor do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV).
"O Papel das Instituições nas Mudanças Climáticas"
Painelista: Dr. Alexandre Saltz, procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul.
Mediadora: delegada de polícia Vanessa Pitrez de Aguiar Correa, diretora do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).
"Os Desafios de Brumadinho e o Trabalho Integrado das Forças de Segurança Pública"
Painelistas: delegada de polícia Letícia Baptista Gamboge Reis, delegada-geral da Polícia Civil de Minas Gerais; Dr. Thales Bittencourt de Barcelos, médico legista e superintendente da Polícia Técnico-Científica de Minas Gerais; Ten-Cel Josias Soares de Freitas Júnior, comandante do 7.º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
Mediador: Cel. Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.
Para o chefe de polícia, delegado Fernando Sodré, o XIII Seminário é um marco na história da Polícia Civil e é especialmente simbólico após as catástrofes climáticas enfrentadas pelo Rio Grande do Sul. Até o momento, conta com o maior número de participantes: cerca de 550 presencialmente e 200 de forma on-line.
Além disso, referiu a coincidência do evento com o Dia da Consciência Negra, um dia para celebrar a resistência de um povo que é exemplo de superação e resiliência. Para o chefe, “não há dúvida de que a Polícia Civil hoje, depois de toda a superação e todo o esforço que exigiu de nós, é uma instituição muito mais coesa, forte e determinada do que era antes das tragédias climáticas".
A abertura oficial do XII Seminário da Polícia Civil contou com a presença do secretário adjunto da segurança pública do Rio Grande do Sul, Mário Ikeda, do chefe de polícia, delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, da presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputada Eliana Bayer, do procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Alexandre Saltz, do secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Fabricio Peruchin, do subchefe de polícia, delegado Heraldo Chaves Guerreiro, do secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana de Gramado, Tiago Procopio, representando a Prefeitura de Gramado e demais autoridades, delegados, agentes policiais e convidados.
O XIII Seminário Estadual da Polícia Civil é uma realização da Chefia de Polícia, da Divisão de Comunicação Social, da Academia de Polícia Civil e da Associação dos Comissário de Polícia do estado do Rio Grande do Sul. O evento conta com o patrocínio das seguintes entidades: Banrisul, DetranRS, Saúde Pas Medicina e Odonto, Servicoop, Farsul, Ugeirm, Sinpol-RS, ACP-RS, Wecom, Dígitro, Kenta, Gran Legado Vinhos e Espumantes, Glock, Techbiz, Cellebrite, Inspect, Cognyte, ABX Telecom, e realização da Associação dos Comissário de Polícia do estado do Rio Grande do Sul.
Confira a programação completa do evento neste link.