Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Três pessoas são presas por participação em atentado contra promotor em Teutônia

Publicação:

Foto mostra oito pessoas, todas autoridades, em coletiva de imprensa.
Coletiva de imprensa em Teutônia - Foto: Divulgação/Polícia Civil

Três pessoas envolvidas no atentado contra o promotor de Justiça Jair João Franz, em Teutônia, foram presas nesta quinta-feira (24/8) em uma operação do Ministério Público Estadual e Polícia Civil, com apoio da Brigada Militar e do Instituto-Geral de Perícias. As prisões ocorreram em Teutônia, Arroio dos Ratos e Bom Retiro do Sul. Franz foi baleado em 17 de agosto dentro do carro quando chegava em casa.

Foram presos preventivamente uma advogada, um apenado - que teria ordenado o crime de dentro da cadeia – e suposto executor do ataque. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e na casa de outras pessoas. Além das prisões efetuadas, foram apreendidos diversos celulares, arma de fogo, simulacro, munições, dinheiro e outros objetos vinculados ao crime, como peças de roupas.

A motivação do atentado seria desavenças da advogada e do líder local do grupo criminoso – apontados pela investigação como mandantes do ataque – com o promotor de Justiça, atuante no combate ao crime. A investigada já havia ordenado Franz que ele fosse “embora de Teutônia” e dito que ele “iria pagar tudo o que tem feito”.

Hoje, em coletiva de imprensa realizada em Teutônia, o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, foi enfático ao destacar a força do Estado perante ao crime organizado.

“No Rio Grande do Sul, bandido vai respeitar a autoridade. Quem ousar desrespeitar, terá uma resposta dura e rápida. O Estado não vai tolerar qualquer atentado contra membros do sistema de Segurança e Justiça ou outros servidores. Parabenizo as forças de segurança e o MP pela parceria neste trabalho técnico de investigação e inteligência. A Brigada Militar e a Polícia Civil vão permanecer com efetivos reforçados na região, por tempo indeterminado, mais uma vez para mostrar a força do Estado”, destacou Caron.

O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, também destacou a ágil resposta das forças policiais. “O MPRS e todas as forças de segurança estão irmanados para garantir a segurança no Estado e deixar claro que o RS não tolera esse tipo de ataque à democracia. Quando atentarem contra um promotor, colocaremos quantos promotores forem necessários para mostrar que isso não se aceita”, reiterou Saltz.

Imagem mostra autoridades caminhando na rua em Teutônia.
Coletiva reuniu autoridades para detalhar caso envolvendo atentado contra promotor - Foto: Divulgação/MPRS

Além de Caron e Saltz, também compuseram a mesa de autoridades o chefe de Polícia, Fernando Sodré, comandante-geral da Brigada Militar, Cláudio Feoli, diretora-geral do IGP, Marguet Mittmann, os delegados Juliano Stobbe e Shana Hartz e o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Núcleo de Inteligência do MPRS, André Dal Molin.

Confira mais detalhes aqui.

Texto: SSP e MPRS.

Secretaria da Segurança Pública