SSP lança oficialmente o Sistema de Consultas pelo telefone 0800
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A Secretaria da Segurança Pública lança oficialmente nesta terça-feira (21/10) o Sistema de Consultas pelo telefone 0800. O evento acontece às 14 horas, tendo por local a Sala de Cenários, no 7º andar do prédio da SSP (Rua Voluntários da Pátria, 1358), no centro de Porto Alegre.
A mostra do novo sistema será aberta aos profissionais de Imprensa, quando serão apresentados todos os detalhes à respeito da ferramenta, em funcionamento desde a última quinta-feira (16), e sob a responsabilidade do capitão Adriano Bokerskis, chefe do Departamento de Tecnologia da Informação da Pasta. Profissionais de Imprensa que desejam acompanhar a apresentação devem confirmar presença até o final da manhã desta terça-feira, com a Assessoria de Comunicação Social da SSP, no telefone (51) 3288-1919.
O que é o sistema
O Sistema de Consultas pelo 0800 é uma ferramenta que permite averiguar, por meio de ligação de telefone fixo ou celular, a situação de cada cidadão, veículo e condutor, nos Sistemas da Segurança Pública e do Detran. Para a utilização da nova ferramenta , o servidor deve ligar o número 0800-642 0190 e digitar no telefone o número da própria carteira de identidade e uma senha. A seguir, digita o número da identidade da pessoa abordada e recebe rapidamente qual é a situação do pesquisado no banco de dados da SSP.
Vantagens do novo sistema
O sistema de busca de informações sobre a pessoa,veículo e condutor é todo automatizado por meio de um software, o que permite a redução de recursos humanos na atividade de suporte ao policial. Também desonera as consultas do sistema de radiocomunicação e ao número 190. Anteriormente, à cada abordagem, o agente ligava para o telefone 190 em busca de informações, o que, agora, deixará de ocorrer na maioria dos casos, deixando o serviço mais liberado para as chamadas de emergência da sociedade. Outras vantagens são a precisão, segurança de acesso e agilidade no atendimento.
A Brigada Militar e a Polícia Civil definirão quais os servidores dos referidos órgãos que terão acesso ao novo serviço, sendo o critério principal para os que desenvolvem atividades operacionais. O sistema funcionará 24 horas, durante os sete dias da semana, ininterruptamente, em todo o Rio Grande do Sul (prefixos 51, 53, 54 e 55) e pode ser discado, inclusive, de outros estados do Brasil.
O projeto-piloto – em uso atualmente pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC) – permite o atendimento de até 60 chamadas por minuto. Na segunda fase será possível atender até 600 ligações telefônicas por minuto.
Parceiros
A empresa Brasil Telecom foi a vencedora da licitação, iniciada em novembro de 2007, para o desenvolvimento do serviço de telefonia da Unidade Remota de Atendimento do projeto criado na SSP. Outros parceiros são o Detran, que disponibiliza o banco de dados, a Procergs, no auxílio ao desenvolvimento de ferramentas, e a empresa Toi, subcontratada da Brasil Telecom.