Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Secretaria da Segurança Pública fará curso de defesa pessoal para mulheres

Publicação:

Curso deve começar em agosto para mulheres dos Territórios de Paz
Curso deve começar em agosto para mulheres dos Territórios de Paz - Foto: Patrícia Lemos

Um curso de defesa pessoal para mulheres identificarem situações de risco foi proposto pela socióloga e feminista Lícia Peres para a Secretaria da Segurança Pública. Na reunião, nessa segunda-feira (07), Lícia explicou que seriam abordadas formas de prevenção e reação para preservar ao máximo a integridade física e emocional em casos de qualquer tipo de violência. A previsão é que a capacitação de 40 horas – inicialmente para 120 mulheres dos Territórios de Paz de Porto Alegre – comece em agosto.

“A intenção é que, com conhecimento dos riscos e adoção dos procedimentos de segurança pessoal, se dificulte a ação do agressor e não cheguem à condição de vítimas”, esclarece Lícia, que também é a integrante da Câmara Temática da Segurança Pública do Cdes – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS. Conforme a chefe de gabinete e coordenadora das políticas para as mulheres da SSP, Raquel Gomes, já foi constituído um grupo de trabalho para a implantação do projeto. “Temos que agir em duas frentes: na punição dos criminosos, mas também na prevenção, com ações como essa”. Conforme Raquel, o curso também informará a que órgãos as vítimas devem recorrer em cada tipo de crime.

Integram o grupo de trabalho representantes da SSP, Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, Superintendência dos Serviços Penitenciários e representantes do movimento de mulheres. “Queremos promover o empoderamento para que elas não se sintam culpadas em nenhuma situação, principalmente em casos de estupro”, reforça Raquel. As aulas serão com especialistas da segurança pública em defesa pessoal e direitos humanos.

 

Texto e foto: Patrícia Lemos

Secretaria da Segurança Pública