Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Seção de Perícias Ambientais do IGP recebe treinamento para uso da nova sonda multiparâmetro de qualidade da água

Publicação:

Na imagem quatro servidores recebem orientações
Capacitação incluiu orientações sobre montagem, funcionamento e manutenção preventiva do equipamento. - Foto: Anelize Sampaio/ Ascom IGP

A Seção de Perícias Ambientais do Instituto-Geral de Perícias (IGP) realizou, nesta quinta-feira (23/4), um treinamento técnico voltado à utilização da nova sonda multiparâmetro de qualidade de água — Aqua TROLL 500. Entre as aplicações da sonda estão a amostragem e o perfil de pontos de águas de superfície, o monitoramento remoto por telemetria, o acompanhamento de águas residuais ou pluviais, além do uso em atividades de aquicultura e na análise de águas subterrâneas de baixo fluxo. 

A capacitação, realizada no Crepec, foi conduzida pelo responsável técnico Fábio Jorge de Oliveira. Foram realizadas orientações sobre montagem, funcionamento e manutenção preventiva do equipamento, além de detalhar aspectos técnicos da sonda. 

Com o investimento de R$ 135 mil reais, o equipamento representa um importante avanço, ampliando a capacidade técnica e a precisão das análises ambientais e crimes de poluição realizadas pelo IGP. A tecnologia permite a coleta de dados em tempo real e se adapta a diferentes contextos de atuação pericial. 

Texto: Anelize Sampaio/ Ascom IGP. Edição: Ascom SSP.

Secretaria da Segurança Pública