Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Polícia Civil prende quadrilha de estelionatários que agia no Estado

Publicação:

Policiais Civis da 4ª Delegacia de Polícia (DP) da Capital, com o apoio dos delegados e agentes da 1ª DP e Delegacia de Proteção ao Idoso, órgãos da Delegacia de Polícia Regional de Porto Alegre (DPRPA), cumpriram mandados de busca e prisão de estelionatários na manhã desta quarta-feira (14/01).

Os criminosos vinham atuando em Porto Alegre, região metropolitana, litoral e no município de Pelotas. Foram presos e encaminhados ao Presídio Central, dois indivíduos, o líder da quadrilha, 30 anos e outro, de 36. Na operação foi apreendido um veículo Toyota Corolla, ano 2004, além de computadores, notebooks, aparelhos de telefone celular, dois televisores LCD, relógios de pulso, aparelhos eletrônicos, um revólver calibre 38 municiado. Foi apreendido ainda farta documentação comprobatória dos golpes aplicados pela quadrilha.

Os criminosos criavam empresas fantasmas, registradas em nome de "laranjas" e realizavam compras em estabelecimentos comerciais. Os produtos adquiridos pelos golpistas, eram revendidos para receptadores em diversos municípios do Estado.

Segundo os investigadores essas empresas tinham registro na Junta Comercial e na Receita Federal, o que dava credibilidade às transações fraudulentas ocorridas. A quadrilha abriu contas em nome de pessoas jurídicas e pessoas físicas na agência do Banco do Brasil em Tramandaí, tentando levantar um empréstimo, operação que não foi concluída pela intervenção da Polícia Civil.

A quadrilha vem sendo investigada desde julho de 2008 e, mediante representação da 4ª DP/DPRPA, foram concedidos mandados de busca e apreensão e prisão dos autores.

Fonte: Ascom PC

Secretaria da Segurança Pública