Polícia Civil prende grupo criminoso especializado em roubos de carga
Seis pessoas foram presas durante a ação realizada em sete municípios
Publicação:

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Carga (DRFC) e do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), deflagrou, na manhã desta segunda-feira (24/6), a Operação Occultatio. O objetivo da ofensiva, que era combater os roubos de cargas de cigarro, resultou em seis prisões. Também foram apreendidas duas armas, um veículo e grande quantidade de comprimidos de ecstasy. Ao todo, 100 policiais civis cumpriram 41 ordens judiciais nas cidades de Porto Alegre, Montenegro, Portão, Sapucaia do Sul, Estância Velha, Viamão e São Leopoldo.
O grupo criminoso também foi responsável pelo roubo de uma carga de cigarro avaliada em R$ 4 milhões em agosto de 2023. Na ocasião, uma carreta bitrem foi abordada em Osório, na qual o motorista era mantido em cárcere pelos criminosos. Nesse caso, sete pessoas foram presas e a carga foi recuperada.
Segundo a delegada Isadora Marina Galian Guarabyra, com o aprofundamento das investigações do caso citado, foi possível identificar a participação de 16 suspeitos nos crimes, dentre eles, os líderes da ação, o que desencadeou a segunda fase dessa operação policial.
Conforme o diretor de investigações do Deic, delegado Eibert Moreira Neto, todos os alvos da ação possuem extensas fichas criminais e responderão pelos crimes de associação criminosa, cárcere privado, roubo circunstanciado pelo transporte de valor, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo, entre outros crimes.
Texto: Ascom/PC
Edição: Anelize Sampaio/Ascom SSP
Revisão Técnica: Elen Azambuja