Polícia Civil indicia 34 pessoas por fraude na Secretaria de Educação de Porto Alegre
São investigadas irregularidades em licitações e contratações de materiais e serviços
Publicação:
A Polícia Civil concluiu, na última quinta-feira (19/2) , a investigação sobre o esquema de fraude e corrupção na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Os indícios apontam para um possível direcionamento em compras e desvios de recursos da pasta.
A operação Capa Dura, conduzida pelo Departamento de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública (Dercap), apurou suspeitas de fraudes em contratações realizadas em 2022 pela Secretaria.
Foram encontradas irregularidades em licitações e contratações de materiais e serviços, além de possível organização criminosa. As investigações foram conduzidas a partir da análise de documentos, dados telemáticos, contratos administrativos, diligências de campo, investigação financeira, medidas cautelares judiciais e oitivas de investigados e testemunhas.
“Com esses novos indiciamentos, encerramos um ciclo investigatório que começou lá atrás, com a descoberta de milhares de livros não utilizados, e que envolveu prisões, bloqueios patrimoniais, mais de seis operações e dezenas de investigados. A Polícia Civil conclui agora um trabalho técnico, sério e de grande fôlego na Secretaria de Educação de Porto Alegre, entregando ao Judiciário e ao Ministério Público os elementos necessários para o avanço da responsabilização dos envolvidos” , afirmou o delegado, Augusto Zenon, titular da 2ª Delegacia de Repressão aos Crimes contra Administração Pública.
Texto: Lucas Kras. Edição: Ascom/SSP.