Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Polícia Civil indicia 34 pessoas por fraude na Secretaria de Educação de Porto Alegre

São investigadas irregularidades em licitações e contratações de materiais e serviços

Publicação:

Homem fardado segura o computador notebook e analisa documentos
O titular da 2ª Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública, Augusto Zenon, conduziu a investigação. - Foto: DCS/Polícia Civil - RS

A Polícia Civil concluiu, na última quinta-feira (19/2) , a investigação sobre o esquema de fraude e corrupção na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Os indícios apontam para um possível direcionamento em compras e desvios de recursos da pasta.

A operação Capa Dura, conduzida pelo Departamento de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública (Dercap), apurou suspeitas de fraudes em contratações realizadas em 2022 pela Secretaria.

Foram encontradas irregularidades em licitações e contratações de materiais e serviços, além de possível organização criminosa. As investigações foram conduzidas a partir da análise de documentos, dados telemáticos, contratos administrativos, diligências de campo, investigação financeira, medidas cautelares judiciais e oitivas de investigados e testemunhas.

“Com esses novos indiciamentos, encerramos um ciclo investigatório que começou lá atrás, com a descoberta de milhares de livros não utilizados, e que envolveu prisões, bloqueios patrimoniais, mais de seis operações e dezenas de investigados. A Polícia Civil conclui agora um trabalho técnico, sério e de grande fôlego na Secretaria de Educação de Porto Alegre, entregando ao Judiciário e ao Ministério Público os elementos necessários para o avanço da responsabilização dos envolvidos” , afirmou o delegado, Augusto Zenon, titular da 2ª Delegacia de Repressão aos Crimes contra Administração Pública.

Texto: Lucas Kras. Edição: Ascom/SSP.

Secretaria da Segurança Pública