Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Operação Carnaval Seguro prende 75 agressores e apreende 17 armas de fogo

Ações envolveram todas as 23 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher do RS

Publicação:

Uma pessoa vestida com uniforme escuro e colete tático da Polícia Civil está posicionada em um espaço muito estreito entre duas construções. O corredor é apertado, com paredes de alvenaria dos dois lados, feitas de tijolos aparentes e concreto, mostrando textura irregular e sinais de desgaste.
A pessoa está de perfil, com o corpo levemente inclinado para frente, apoiando-se próxima à parede da esquerda, como se observasse ou verificasse algo à frente. O uniforme possui identificação escrita nas costas. Os braços estão próximos ao corpo, e o espaço limita bastante os movimentos.
No primeiro plano, à esquerda, há uma planta ornamental com folhas longas e verdes, contrastando com o ambiente urbano e fechado. No chão do corredor, vê-se terra, pequenos detritos e alguns canos ou mangueiras encostados na parede. Ao fundo, entra um pouco de luz natural, sugerindo uma abertura maior adiante.
Agentes cumpriram mandados de prisão e busca e apreensão - Foto: Divulgação/PCRS

A Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), finalizou a Operação Carnaval Seguro nesta sexta-feira (20/2). As ações, que começaram no dia 1º de fevereiro, resultaram na prisão de 75 agressores e na apreensão de 17 armas de fogo apreendidas. A operação tinha como objetivo intensificar medidas preventivas e repressivas no enfrentamento à violência doméstica, familiar e contra a mulher.

Segundo a diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam) do DPGV, delegada Waleska Alvarenga, "foi um trabalho contínuo das delegadas e delegados visando reprimir e responsabilizar os agressores de mulheres. Sabemos que, no âmbito da violência doméstica, não se pode represar o cumprimento de mandados porque são vidas que estão em perigo".

Durante esse período, as 23 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deams) reforçaram o atendimento, com aumento de diligências, prisões e ações integradas com a rede de proteção, além de orientações e acolhimento às vítimas. No total, a operação empregou 350 policiais e 109 viaturas. Também foram apuradas 152 denúncias e cumpridos 79 mandados de busca e apreensão.


Texto: Leonardo Fister e Letícia Jardim / Ascom SSP-RS

Secretaria da Segurança Pública