Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Polícia Civil inaugura nova sede da Delegacia de São Sebastião do Caí

Construção da unidade teve colaboração da Susepe e da Vara de Execução Criminal de Novo Hamburgo para mão de obra prisional

Publicação:

Autoridades posam para foto em escadaria abaixo de pórtico de entrada da nova Delegacia de Polícia de São Sebastião do Caí
Unidade modernizada fica em imóvel na Rua Cel. Paulino Teixeira, 700, no Centro do município - Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil inaugurou, oficialmente, nesta quarta-feira (25), a nova Delegacia de Polícia de São Sebastião do Caí, no Vale do Caí. A cerimônia, que respeitou os protocolos estabelecidos para combate ao coronavírus, ocorreu na sede do órgão, na Rua Cel. Paulino Teixeira, 700, Centro do município.

Iniciada ainda em junho de 2018, a obra foi executada em parceria com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e com os juízes da Vara de Execução Criminal de Novo Hamburgo, que viabilizaram a possibilidade de quatro apenados do regime fechado da Penitenciária Modulada de Montenegro assumirem a mão de obra. Mais tarde, dois apenados do regime semi-aberto do Instituto Penal de Montenegro se juntaram ao grupo de pedreiros para acelerar a construção do prédio. Trabalho devidamente recompensando, afinal, para cada três dias de serviços prestados, o grupo ganhou a remissão de um dia em suas penas.

Para a titular da DP, Delegada Cleusa Spinato, a nova sede responde com precisão às necessidades do órgão e da equipe policial. “O projeto foi todo pensando e adaptado às demandas policiais, com o dobro do tamanho do nosso antigo espaço”, comemora a delegada, hoje responsável por uma delegacia com 500 metros quadrados.

A chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, chamou atenção para a importância do momento: “entregamos, agora, mais uma estrutura qualificada para população e cujo único objetivo é servir de base para o trabalho incansável de nossos policiais. Não daremos trégua à criminalidade”, enfatizou, acrescentando que a iniciativa vai ao encontro do terceiro eixo do Programa RS Seguro, de melhoria das condições de trabalho aos servidores da Segurança para prestação de serviços qualificados ao cidadão.

A estrutura

A nova delegacia conta com pórtico de entrada, recepção ampla, sala de atendimento com dois guichês, sanitários masculino e feminino adaptados para portadores de necessidades especiais, secretaria, gabinete com lavabo, cinco salas de cartórios, uma sala para depoimento especial, uma copa/cozinha, dois sanitários com chuveiro para servidores, duas salas para investigação, garagem para quatro carros e duas celas (com porta de segurança que divide o ambiente com uma antessala junto à investigação), além de um pátio interno, com quiosque, churrasqueira e lavabo. Ainda no piso superior, haverá depósito e alojamento com banheiro.

No total, a obra teve um investimento de R$ 500 mil, considerando o valor de doações em dinheiro e em material. Sobre o financiamento, a delegada Cleusa enfatizou o apoio fundamental da comunidade: "Cada um doou o que podia, em dinheiro ou material. Todos fizeram questão de contribuir".

Além chefe de Polícia e da delegada Cleusa, também estiverem presente na cerimônia de inauguração o diretor do Departamento de Polícia do Interior, delegado Joerberth Pinto Nunes, do diretor da 1ª DPRI, delegado Marcelo Farias Pereira, do prefeito de São Sebastião do Caí, Clóvis Alberto Pires Duarte, entre outras autoridades.

Texto: Ascom Polícia Civil
Edição: Ascom SSP

Secretaria da Segurança Pública