Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Polícia Civil desarticula organização criminosa que planejava roubar armas apreendidas pelo IGP

Publicação:

Policial civil.
Polícia Civil deflagra Operação Dulcis - Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (4) a Operação Dulcis, que investiga lavagem de dinheiro e existência de organização criminosa, cujo líder seria um homem de 33 anos. Mandados de busca e de apreensão foram cumpridos em 11 cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Seis pessoas foram detidas. As investigações apontam que ao menos três indivíduos planejavam roubar pistolas e fuzis que eram custodiados pelo Instituto Geral de Perícias (IGP-RS) em Porto Alegre. As armas estavam aguardando a realização de exames ou já eram custodiadas como prova.

Segundo o delegado João Paulo de Abreu, o serviço de inteligência apurou que o líder da organização criminosa é ligado a crimes patrimoniais violentos, praticados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, como roubo a banco, transporte de valores, sequestros, roubo a empresas de logística, entre outros.

A investigação criminal também apura a movimentação expressiva de valores mediante lavagem de dinheiro, quando outras pessoas se vinculavam à organização na condição de laranjas para a ocultação e dissimulação de ativos oriundos de infrações penais antecedentes, como tráfico de drogas. O esquema envolvia pessoas físicas e jurídicas. De acordo com o delegado Márcio Niederauer, foi identificada a movimentação de aproximadamente 44 milhões de reais nas contas bancárias investigadas.

Outras unidades da Polícia Civil participam da Operação. A Força-Tarefa de Desmanches, da SSP/RS, colabora nas buscas realizadas em dois locais de desmanches de veículos em Taquara (RS). Também fazem parte da ação a Draco de São Leopoldo e a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), por meio da Divisão de Operações Aéreas.

Perito do IGP-RS.
Organização criminosa planejava roubar armas apreendidas pelo IGP - Foto: Divulgação/Polícia Civil

Texto: Ascom Polícia Civil

Edição: Ascom SSP

Secretaria da Segurança Pública