Polícia Civil deflagra operação contra lavagem de dinheiro
Publicação:
A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro, do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), deflagrou, nesta quarta-feira (4/9), a Operação Irmandade, fase IV. Durante a ofensiva, três indivíduos foram presos, dois deles preventivamente, em Alvorada e Caxias do Sul, e um indivíduo com armas em Ijuí/RS. Documentos, armas de fogo e mídias também foram apreendidos.
A ação, coordenada pelo delegado Adriano Nonnenmacher, resultou no cumprimento de 41 medidas cautelares, entre prisões preventivas, mandados de busca e indisponibilidade de contas bancárias/ativos financeiros.
Nesta quarta fase, um novo escalão de operadores financeiros, no âmbito da Operação Irmandade, movimentou a quantia de mais de seis milhões de reais, utilizando vários tipos de burlas ao controle administrativo, como estruturação, pulverização e smurfings, que consiste no fracionamento de valores em quantias menores, de forma a evitar o rastreamento e a identificação das operações financeiras ilícitas.
Nas fases 1 a 3 da operação, que envolveu cinco estados (RS, SC, PR, BA e PA), foram indiciadas 47 pessoas, e presos preventivamente os líderes e gerentes, considerados de alto escalão do crime organizado gaúcho.
Nas quatro fases da operação, foram implementadas e cumpridas mais de 450 medidas cautelares investigativas e de restrição no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O total movimentado pelos alvos no sistema financeiro ultrapassa R$ 30 milhões.
Participaram da operação 80 policiais nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com o apoio do Departamento de Polícia do Interior, por meio de suas Delegacias de Repressão ao Crime Organizado (Dracos) locais, bem como o Denarc do PR, o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) de SC e a Polícia Penal do RS. As cidades abrangidas são Porto Alegre, Esteio, São Leopoldo, Alvorada, Charqueadas, Imbé, Caxias do Sul, Bagé, Ijuí, Santo Ângelo, Erechim, Viadutos, Dois Lajeados, Palhoça (SC) e Cascavel (PR).