Polícia Civil dá início ao Curso de Capacitação em Entrevista Forense de Crianças e Adolescentes
Publicação:

A abertura do Curso de Capacitação em Entrevista Forense de Crianças e Adolescentes teve início nesta quarta-feira (16), no auditório do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA). As aulas ocorrerão no próprio auditório até esta sexta-feira (18) e terá carga horária de 25 horas/aula.
O curso, que está sendo realizado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol) e pelo Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA), é resultado de acordo de cooperação técnica assinado pela Polícia Civil e Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) em junho deste ano. Segundo a delegada Adriana Regina da Costa, diretora do departamento, o acordo prevê a importância da aproximação entre as instituições através da capacitação promovida pelo TJ, bem como a consequente qualificação dos depoimentos colhidos que envolvem crianças e adolescentes.
O objetivo das atividades é qualificar os policiais civis das DECAs do estado e de algumas Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEMA) para que utilizem a técnica de entrevista padrão para melhor conduzir a investigação criminal em casos que envolvam crianças e adolescentes vítimas.
Os principais temas tratados serão “O devido processo legal”, “A ampla defesa e o contraditório”, “A produção antecipada de prova”, “Depoimento da criança e adolescente: inserção da equipe técnica no momento da audiência”, “Violência Sexual”, “Etapas do desenvolvimento infantil”, “Técnica da entrevista cognitiva”, “Peculiaridades de uma audiência criminal: a escuta de crianças e adolescentes vítimas/testemunhas de violência sexual” e “Protocolo brasileiro de entrevista forense”.
Participaram da abertura do evento o chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, o desembargador José Antonio Daltoé Cesar, a assistente social da Coordenadoria da Infância e Juventude, Marleci Hoffmeister, a diretora do DECA, delegada Adriana Regina da Costa, a diretora da Acadepol, delegada Elisangela Mello Reghelin, a diretora da DAE/DECA, delegada Patrícia Tolotti e a diretora da Divisão de Ensino/Acadepol, Delegada Viviane Viegas.