Parceria entre Governo do Estado e Instituto São Paulo Contra a Violência irá aprimorar o Disque Denúncia 181
Publicação:

Para ampliar o serviço de recebimento de denúncias pelo número 181, a Secretaria da Segurança Pública assinou termo de parceria com o Instituto São Paulo Contra a Violência (ISPCV), nesta quarta-feira (14), no Palácio Piratini, para o aprimoramento do Disque Denúncia por meio de um software que será fornecido pelo ISCV para o Estado. O ato contou com a participação do governador Tarso Genro.
O Instituto também realizará um curso de capacitação para que os atendentes do 181 gaúcho utilizem esse novo recurso. As licenças do sistema igualmente serão fornecidas pelo ISCV.
De acordo com Tarso Genro, não há saída para segurança pública sem o aprimoramento de todas as formas de colaboração da sociedade civil. "O Disque Denúncia é mais um passo na participação da comunidade na defesa da segurança pública", afirmou. Para o titular da Secretaria da Segurança Pública, Airton Michels, a parceria "tornará o Disque Denúncia mais amplo, com uma maior abrangência de observação do tipo de denúncia. Com isso vamos otimizar a segurança pública", destacou.
Software
O novo software irá facilitar o registro e a apuração das denúncias, que são anônimas. A difusão das informações para os órgãos competentes (Polícia Civil, Brigada Militar e Superintendência dos Serviços Penitenciários) será mais ágil e o denunciante poderá acompanhar o andamento do seu registro por meio de protocolo. A previsão é que o software esteja em funcionamento após a primeira quinzena de dezembro.
O superintendente do ISPVC, José Roberto Bellintani, destacou que o objetivo do Instituto é compartilhar a experiência de 12 anos de atuação com os Estados que desejam desenvolver o disque denúncia. "É um serviço precioso de inteligência policial, com a característica do anonimato, um instrumento valioso de cidadania".
Outra medida adota pela SSP foi a reforma das instalações do Disque Denúncia e a ampliação da equipe de atendimento. Foram adquiridos novos computadores e mobiliário para atender às necessidades dos plantonistas. A equipe foi ampliada, contando com 25 atendentes.
Serviço
Criado em 1995, o Disque Denúncia 181 recebe ligações, de forma gratuita, de telefones fixos ou celulares. O serviço funciona 24 horas e o anonimato das ligações é garantido. A ferramenta é importante para o trabalho de investigação policial.
Por meio dele, a população pode fornecer informações de interesse da área da Segurança Pública, como atuação de quadrilhas e gangues, abusos contra crianças, mulheres e idosos, desvios e omissão de servidores públicos, autoria de crimes, localização de foragidos, pontos de tráfico de drogas, porte ilegal de armas, maus-tratos e outros, proporcionando importante auxílio à atividade policial.
Instituto São Paulo Contra a Violência
O Instituto São Paulo Conta a Violência foi criado em 1997, após o seminário "São Paulo Sem Medo". O encontro reuniu especialistas, representantes da segurança pública e ONGs para debater os altos índices de criminalidade. Mantido pela iniciativa privada, com a contribuição de federações, entidades e associações de diferentes setores empresariais paulistas, o ISPCV enfatiza a importância de ações integradas em quatro áreas estratégicas: serviços de segurança pública; serviços de justiça criminal; sistemas correcionais (Penitenciário e Fundação Casa); políticas sociais, culturais e urbanas de prevenção e redução da violência e criminalidade.
Texto: Alexandra Saraiva
Foto: Caroline Bicocchi
Edição: Redação Secom