Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Ouvidoria da Segurança Pública lança Campanha de Divulgação Radiofônica no RS

Publicação:


Nesta segunda-feira (05/11), às 14h, no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, será realizada solenidade de lançamento de campanha radiofônica estadual Conte para a Ouvidoria, nós contamos com você da Ouvidoria da Segurança Pública do Estado. A campanha visa à divulgação do trabalho e dos objetivos da Ouvidoria gaúcha, como parte integrante do Projeto de fortalecimento das Ouvidorias de Polícia, na perspectiva de construção de uma cidadania participativa. O lançamento oficial da campanha será feito pelo secretário da Segurança Pública do RS, José Francisco Mallmann. Deverão estar presentes ao evento, radialistas, profissionais de comunicação e jornalistas, bem como autoridades estaduais, federais e representantes da sociedade civil.

A campanha foi planejada a pedido da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República e da União Européia, no âmbito do Programa Institucional de Apoio a Ouvidorias de Polícia e Policiamento Comunitário. Segundo Adão Paiani, ouvidor da Segurança Pública no RS, a campanha radiofônica objetiva auxiliar na criação e no fortalecimento de uma postura mais democrática das forças policiais brasileiras, em especial no que diz respeito à observância dos direitos humanos e à redução do uso de métodos violentos na luta contra a criminalidade, reforçando os mecanismos de controle externo das polícias e as iniciativas de policiamento comunitário.

Paiani acredita que seja possível uma política mais objetiva de controle da criminalidade, sem abrir mão das liberdades e garantias individuais, construindo uma cultura de controle, pela sociedade, da forma como atuam as polícias. “A divulgação institucional do papel que cabe à Ouvidoria da Segurança tem uma importância fundamental”, observa.

Conforme o ouvidor, o rádio, mesmo com o surgimento de novas mídias, ainda é e continuará sendo um instrumento poderoso para se alcançar um maior e mais diversificado público, com mais rapidez e objetividade. “Através dele levaremos a mensagem de cidadania da Ouvidoria a todos os rincões do Rio Grande”, projeta.

O projeto Conte para a Ouvidoria, nós contamos com você prevê a produção de material radiofônico, cartilhas educativas e encontros de sensibilização com comunicadores populares nos 14 Estados brasileiros envolvidos na constituição de Ouvidoria de Polícias: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.

O material radiofônico será distribuído em formato de CD às emissoras e radialistas que aderirem à proposta de abrir espaço em suas programações e em seus programas para a divulgação do trabalho realizado pelas Ouvidorias de Polícia. É composto por 70 spots informativos com mensagens de estímulo à participação da população, destacando O que é a Ouvidoria, Situações para denúncias, Acompanhamento das denúncias e Sigilo das denúncias, e spots cantados com versões em vários ritmos: MPB, Forró, Rap, Vanerão e Chula.

Constam, ainda, do CD, duas faixas exclusivas, gravadas por Rogério Sotilli, secretário-adjunto da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e pelo ouvidor Adão Paiani, com informações detalhadas sobre o funcionamento do órgão.


Secretaria da Segurança Pública