Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Operação Vindicare é deflagrada em Nova Santa Rita

Publicação:

A foto mostra agentes da polícia concentrados
Mais de 100 policiais participaram da operação

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Nova Santa Rita, deflagrou a Operação Vindicare nesta quinta-feira (18/7). O objetivo da ofensiva é combater crimes de extorsão, homicídio e disparo de arma de fogo ocorridos em Nova Santa Rita. Seis pessoas foram presas, e uma carabina, um carro clonado (que estava em situação de roubo desde 2022) e outros objetos relacionados com o homicídio e a extorsão foram apreendidos.

Mais de 100 policiais cumpriram 30 medidas cautelares em Nova Santa Rita, entre as quais, mandados de busca e apreensão domiciliar e veicular, além de mandados de prisão contra uma organização criminosa pela prática de crimes de extorsão, disparo de arma de fogo e homicídio doloso consumado no município. O grupo criminoso visava especialmente tomar casas e patrimônios das vítimas para empregar no tráfico de drogas.

A foto mostra dois agentes da Polícia Civil realizando buscas no interior de uma residência
A operação aconteceu nesta quinta-feira (18/7)

O delegado de Polícia Cristiano Reschke, diretor da 2.ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, destacou a importância da repressão forte e imediata a esses crimes: “A Polícia Civil, de forma insistente e qualificada, age no combate a esses crimes violentos, que causam sensação de insegurança na população da cidade. Todos os envolvidos nessa prática criminosa foram identificados e hoje são alvo da investigação. Não serão toleradas ações desse quilate no município, e todos os meios e a estrutura da Polícia Civil serão utilizados para reprimir o crime e responsabilizar aqueles que insistirem nas ações violentas”, afirmou Reschke.

A Operação Vindicare contou com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e de cães do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc). A Polícia Penal auxiliou no cumprimento de mandados na Penitenciária de Charqueadas, de onde partiam ordens para os crimes.

A Polícia Civil salienta a importância da participação da comunidade no enfrentamento ao crime, principalmente em relação ao crime organizado, disponibilizando diversos canais para o recebimento de denúncias anônimas.

Revisão técnica: Elen Azambuja - Ascom SSP

Secretaria da Segurança Pública