Operação Mobile combate o comércio ilegal de celulares

Bento Gonçalves é um dos municípios onde aoperação acontece
Bento Gonçalves é um dos municípios onde a operação acontece - Foto: Divulgação/SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) promoveu hoje, 16/10, mais uma edição da Operação Mobile Integrada, com o objetivo de combater a venda clandestina de dispositivos móveis no estado do Rio Grande do Sul. Essa foi a 6.ª edição da operação no ano de 2024. Cinco aparelhos celulares foram apreendidos e dois autos de prisão em flagrante foram cumpridos nos 148 estabelecimentos vistoriados, em 23 municípios. Nesta manhã, 210 servidores e 93 viaturas foram empregados na operação.

A primeira edição dessa força-tarefa foi realizada em abril de 2023 e, desde então, tem sido conduzida periodicamente pela SSP. A ofensiva busca interromper a cadeia de comércio ilegal de celulares, por meio da fiscalização de pontos de venda. Via de regra, a força-tarefa é desencadeada nos 23 municípios abrangidos pelo RS Seguro – programa transversal e estruturante da segurança pública –, e os alvos fiscalizados em cada cidade são determinados pelo serviço de inteligência das forças de segurança.

Os municípios que fazem parte do programa RS Seguro são Alvorada, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Esteio, Farroupilha, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Tramandaí e Viamão.

Novo Hamburgo é um dos municípios que fazem parte do RS Seguro
Novo Hamburgo é um dos municípios que fazem parte do RS Seguro - Foto: Divulgação/SSP

O que fazer se seu celular for roubado:
Quando um celular é roubado ou furtado, é preciso registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia ou na Delegacia de Polícia Online e, se possível, fornecer o IMEI do celular, que é o número de identificação do aparelho.
Se você não souber o IMEI do seu celular, digite no teclado do aparelho *#06# e guarde o número. É importante guardar esse código fora do celular – em um e-mail, por exemplo –, para que a Polícia Civil possa registrar essa informação em caso de furto ou roubo. Durante a Operação Mobile Integrada, os agentes que fiscalizam os pontos de venda consultam o IMEI de cada aparelho, a fim de verificar se o celular tem procedência legal.

Texto: Thiago Dias/Ascom SSP