Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Operação Desmanche fiscaliza depósito irregular em Alvorada

Alvo não tinha autorização para comércio de peças e carcaças

Publicação:

servidores da segurança pública, uniformizados, reunidos em uma ação de fiscalização
- - Foto: divulgação/SSP

127.a Operação Desmanche foi desencadeada nesta terça-feira (7/11), em Alvorada, na Região Metropolitana. Um local foi vistoriado e interditado por não estar em conformidade com a Lei dos Desmanches. O proprietário do estabelecimento foi notificado por risco de crime ambiental.

A Operação Desmanche tem o objetivo de coibir a venda de peças sem origem em estabelecimentos irregulares e contribui, de forma indireta, para a redução de roubos e furtos de veículos. Criada em 2016, a força-tarefa já percorreu cerca de 60 municípios e chegou hoje à 127.edição.

Só em 2023, a força-tarefa já realizou 23 edições em 20 municípios. As ações resultaram em 18 prisões, 4 veículos apreendidos e 2,7 mil toneladas de sucata automotiva recolhida e encaminhada para reciclagem.

O coordenador da força-tarefa, major Jefferson Eroni Gonçalves, enfatiza que o trabalho constante é essencial para coibir, além do comércio ilegal, o roubo e o furto de veículos. “As forças de segurança têm registrado quedas históricas dos indicadores desse tipo de crime. A força-tarefa auxilia nessa redução, realizando vistorias constantes em locais irregulares. Além disso, o Detran também atua na fiscalização de CDVs habilitados, para garantir a lisura do serviço prestado”, pontua.

A Desmanche é realizada de forma permanente pela SSP e integra as cinco instituições vinculadas da pasta. As ações deflagradas em Sapiranga contaram com um efetivo de 23 servidores da Brigada Militar (BM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Polícia Civil (PC), do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e do DetranRS, além de funcionários da própria SSP.

Peças com procedência registrada

As peças com rastreabilidade de origem respeitam critérios técnicos de segurança e normas ambientais e podem ser facilmente consultadas por qualquer pessoa em www.detran.rs.gov.br/pecalegal. São quase 10 milhões de peças à disposição nos Centros de Desmanche de Veículos (CDVs) gaúchos cadastrados na página.

É essencial que o cidadão que precisar de uma peça para o seu veículo busque um CDV regularizado para adquirir o produto. A população que perceber a comercialização irregular de peças veiculares pode realizar denúncias de forma anônima para o Disque-Denúncia, no número 181, da SSP.

Reflexo nos indicadores de criminalidade

Pela segunda vez no ano, o roubo de veículos apresenta uma queda histórica no município de Porto Alegre. Segundo dados do Comando de Policiamento da Capital (CPC), foram registrados 86 casos na capital, o que representa uma queda de 42,5% em relação a outubro de 2022, quando foram computadas 150 ocorrências. A segunda melhor marca dos últimos 13 anos foi registrada em julho de 2023, com 100 casos.

A Operação Desmanche é uma das ações desenvolvidas pelo estado para ampliar o combate a esse tipo de crime.

Texto: Lurdinha Matos/SSP

Secretaria da Segurança Pública