Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Operação Desmanche é deflagrada em Gravataí

Publicação:

8a6bb071 5261 484b 8702 c500dbcfe476
Gravataí apresentou uma queda de 36% de furtos de veículos no primeiro semestre deste ano

Após os eventos meteorológicos ocorridos no mês de maio, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) retomou a Operação Desmanche, que combate a venda de peças provenientes de veículos roubados ou furtados no Estado. Com isso, a operação contribui para a redução dos crimes que tenham veículos como alvo. Nesta terça-feira (2/7), foi realizada a 141.a edição, em Gravataí. Foi fiscalizada uma empresa, onde foram apreendidos 12 veículos em situação de desmanche. Também foi encontrada uma pequena quantidade de peças e assessórios de veículos automotores, acondicionados irregularmente, em processo de desmanche.

 De acordo com o coordenador da operação, tenente-coronel Jeferson Eroni, o apoio da população, ao fazer denúncias, colabora para as investigações e para as soluções dos crimes.Essa retomada marca a manutenção do trabalho da SSP.  Com a nossa iniciativa, buscamos manter a queda dos indicadores de furto e roubo de veículos no Estado”, destaca.

O município de Gravataí apresentou uma queda de 36% de furtos de veículos no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao mês de junho, houve uma queda de 49% desse crime em comparação com junho de 2023.

A ação deflagrada hoje contou com a participação de 29 servidores oriundos da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil, do Instituto-Geral de Perícias, do Detran e da própria SSP.

Realizada regularmente pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para os veículos abandonados em seu depósito, a reciclagem também foi adotada no âmbito da Operação Desmanche. Toda a sucata apreendida nos desmanches ilegais é descaracterizada por meio de compactação e encaminhada para reciclagem na Gerdau, o que impede que as peças sem origem retornem ao mercado ilegal.

As peças com rastreabilidade de origem respeitam critérios técnicos de segurança e normas ambientais e podem ser facilmente consultadas por qualquer pessoa em www.detran.rs.gov.br/pecalegal. São quase 10 milhões de peças à disposição nos Centros de Desmanche de Veículos gaúchos cadastrados na página.

Denúncias sobre qualquer atividade irregular podem ser encaminhadas, de forma anônima, para a SSP. O cidadão pode denunciar por meio do telefone 181 (Disque-Denúncia) ou pelo formulário disponível no site da secretaria (Denúncia Digital 181).

Texto: Anelize Sampaio - Ascom SSP
Revisão: Elen Azambuja -  Ascom SSP

Secretaria da Segurança Pública