Operação A Firma, da Polícia Civil, combate golpe dos nudes

A foto mostra a operação que aconteceu hoje
Mais de 160 ordens judiciais foram cumpridas na zona sul do estado

Na manhã desta sexta-feira (6/9), a 2.ª Delegacia de Polícia de Pelotas deflagrou a Operação A Firma, em combate aos crimes de extorsão e organização criminosa. Vinte e oito pessoas foram presas, e foram apreendidos cartões de crédito, celulares, um veículo, entre outros objetos.

Das 28 prisões, 24 ocorreram em Pelotas e as outras 4, em Jaguarão, Arroio Grande, São Lourenço do Sul e Rio Grande. Foram cumpridas medidas cautelares e mandados de busca e apreensão, e foi feito o bloqueio de contas bancárias e de imóveis dos mais de 100 investigados.

28 pessoas foram presas nesta manhã
28 pessoas foram presas na operação desta manhã

A ação tem o objetivo de executar ordens judiciais em desfavor de membros de uma organização criminosa atuante na cidade de Pelotas, especializada no crime conhecido como golpe dos nudes. A investigação constatou que os delitos eram praticados de dentro do Presídio Regional de Pelotas.

A foto mostra os agentes de polícia fazendo buscas
Operação desta sexta foi deflagrada pela 2.ª Delegacia de Polícia de Pelotas

A investigação apurou que, em um período inferior a 40 dias, os investigados praticaram aproximadamente 700 extorsões, vitimando mais de 500 pessoas no Brasil, na Alemanha, em Portugal e na Jamaica. Os golpes proporcionaram mais de R$ 700 mil aos suspeitos, em contas nacionais e internacionais.

Além disso, foi descoberto um mercado interno de venda e aluguel de aparelhos telefônicos por parte do grupo, que acontecia no interior da casa prisional. Constatou-se que 20% das vendas eram destinadas para as contas da organização criminosa. O restante do lucro era dividido entre os presos que participavam das extorsões.

Fonte: DCS/PC RS

Edição: Thiago Dias