Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

IGP/RS participa do 24ª Congresso Brasileiro de Criminalística em Florianópolis

Publicação:

Por Norberto Peres/Ascom - IGP/RS

Entre os dias 02 e 06 de outubro, o Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul participa do 24ª Congresso Brasileiro de Criminalística, em Florianópolis. Autoridades e representantes da perícia criminal de todo o Brasil se reúnem para debater assuntos pertinentes da categoria.

O evento também abriga o 7º Congresso Internacional de Perícia Criminal e a Exposição de Tecnologias aplicadas à Criminalística. Nos primeiros dias do congresso, uma das salas do Centro de Eventos sedia a reunião do Conselho Nacional dos Dirigentes de Órgãos Periciais.

O diretor-geral do IGP/RS, perito criminal Eduardo Lima Silva integra o grupo de 27 gestores das perícias oficiais de todo o País. Na pauta do encontro, a eleição dos novos presidente e vice-presidente do Conselho, que foi presidido pelo gaúcho Cleber Müller até julho deste ano, quando se aposentou.

A Comissão Científica do Congresso é dividida em sete grupos, de acordo com os temas a serem apresentados e debatidos entre os profissionais:

Grupo 1 – Local de crime, Balística Forense e Papiloscopia;

Grupo 2 – Documentoscopia Forense, Grafoscopia Forense, Merceologia e Contabilidade Forense;

Grupo 3 – Engenharia Forense, Perícias em Locais de Crime de Trânsito, Identificação Veicular, Perícias Ambientais. Neste grupo fazem parte da Comissão Científica os peritos criminais Wilson Toresan Júnior e Cristina Barazetti Barbieri;

 Grupo 4 – Áudio Forense, Análise Forense de Imagens e Informática Forense, com a participação do perito gaúcho Márcio Oppliguer Pinto;

Grupo 5 – Química Forense, Genética Forense, Toxicologia Forense e Biologia Forense;

Grupo 6 – Medicina Legal e Odontologia Forense;

Grupo 7 – Gestão e Inovação Forense ABC.

O evento tem amplitude internacional e aproximadamente 100 pessoas participam das atividades.

Secretaria da Segurança Pública