Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Ideb 2023: Colégios Tiradentes da BM são destaques no ensino médio

Publicação:

A foto mostra os alunos de Ijuí
Alunos do Colégio Tiradentes de Ijuí tiveram bons resultados no Ideb de 2023. - Foto: Divulgação/BM

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na última semana, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. No apurado, seis das oito unidades da rede de Colégios Tiradentes, da Brigada Militar, ficaram entre as 20 melhores escolas públicas do ensino médio no Rio Grande do Sul.

O destaque foi o Colégio Tiradentes de Ijuí, que obteve média de 7,3 em uma escala que varia de 0 a 10. O resultado coloca a unidade como a sétima melhor escola pública do ensino médio no Brasil e a melhor instituição pública de ensino médio na Região Sul.

Entre os demais destaques em âmbito estadual, também estão as unidades dos Colégios Tiradentes de Passo Fundo (6,4), Santo Ângelo (6,4), Pelotas (6,1), Porto Alegre (5,8) e São Gabriel (5,7). As unidades alcançaram nota ao menos 1,5 ponto acima da média das notas do Rio Grande do Sul, que foi de 4,2.

O Ideb é divulgado pelo MEC a cada dois anos. O índice avalia as escolas que atuam na educação básica do país, com divisão dos resultados entre as etapas de ensino fundamental (anos iniciais e anos finais) e ensino médio.

Os índices são aferidos por meio das taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar do MEC, e das médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Para o apurado desta edição, as provas foram aplicadas em outubro e novembro de 2023.

Sobre os Colégios Tiradentes

A foto mostra alunos do colégio Tiradentes
Colégio Tiradentes de Ijuí é sétima melhor escola pública do ensino médio no Brasil - Foto: Divulgação/BM

A Brigada Militar é mantenedora das oito unidades da rede de Colégios Tiradentes, mediante convênio com a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc-RS). A Seduc é responsável por ceder professores e servidores civis (agentes educacionais) para atuarem nas escolas.

Os CTBMs são regidos pela Lei de Ensino da Brigada Militar (Lei Estadual n.º 12.349/05). A instituição é administrada por policiais militares. Os valores de ética, moral, hierarquia e disciplina são regras de convívio e princípios basilares. Os alunos também realizam atividades extracurriculares, como trabalhos sociais, ao longo dos três anos do ensino médio.

As escolas estão localizadas nos municípios de Caxias do Sul, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, Santo Ângelo e São Gabriel. A primeira unidade foi a da capital, inaugurada em 1980. A partir de 2009, a rede passou por expansões que levaram unidades para os municípios do interior. O último CTBM inaugurado foi o de Caxias do Sul, em 2022.

Atualmente, os Colégios Tiradentes atendem 1.780 alunos do 1.º, 2.º e 3.º anos do ensino médio. Os estudantes são, em geral, filhos de militares estaduais. Porém, a cada novo processo seletivo para o ingresso no 1.º ano, também são disponibilizadas vagas ao público externo.

Secretaria da Segurança Pública