Goularte recebe deputado estadual Pedro Pereira
Publicação:
O secretário estadual da Segurança Pública, Edson Goularte, recebeu na tarde desta quinta-feira (4/09), em seu gabinete, o deputado estadual Pedro Pereira (PSDB). Na pauta do encontro, também acompanhado pelo assessor de Demandas Públicas da SSP, Evandro Egídio Zambonato, temas ligados a segurança pública do município de Canguçu, na região Sul do Estado.
De acordo com o parlamentar, há carência de viaturas para a Brigada Militar (BM) e Polícia Civil (PC) e de um veículo para que a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realize o transporte adequado de detentos que cumprem pena no presídio regional de Canguçu.
Segundo Pereira, a comunidade espera que o Estado encaminhe uma caminhonete tracionada para a Brigada Militar, visto a grande extensão de área rural do município, e onde crimes de abigeato e furto em propriedades rurais têm trazido desconforto e medo aos moradores. Também foi solicitado o acréscimo no efetivo da BM e da PC, tendo como referência a grande movimentação do comércio de Canguçu, freqüentado por moradores de toda a região.
Após ouvir os pleitos, o secretário destacou que o Programa Estruturante Cidadão Seguro, do Governo do Estado e da SSP, está focado na reconstituição dos efetivos e reaparelhamento das policias, com aquisição de viaturas e equipamentos que possibilitem aos organismos da segurança ofertar serviços de referência ao cidadão.
Edson Goularte assinalou ainda que estão tramitando na Assembléia Legislativa, em caráter de urgência, dois projetos de lei recentemente enviados pela governadora Yeda Crusius. O primeiro, prevê a contratação de mais 700 policiais para o Corpo de Voluntários Militares Inativos (CVMI), da Brigada Militar, e que atuarão no policiamento em escolas estaduais e especiais, prédios públicos e para as atividades próprias do servidor. O segundo PL diz respeito à contratação de policiais militares (PMs) temporários, recrutados entre ex-soldados, até um ano depois de terem cumprido o serviço militar. Atualmente, estão em atividade 568 PMs temporários, mas a previsão, por lei, é de que sejam contratados até 1,5 mil. Para que este número seja alcançado mais rapidamente, o projeto propõe o aproveitamento dos ex-soldados até três anos depois de terem deixado o serviço militar. De acordo com o secretário Edson Goularte, as propostas objetivam proporcionar um reforço importante e de curto prazo ao efetivo da Brigada Militar, vindo de encontro aos interesses da corporação e da sociedade.