Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Força-tarefa dos desmanches recolhe cerca de 100 toneladas de sucata automotiva

Estabelecimento vistoriado no município de Viamão durante a 101ª Operação Desmanche foi interditado por risco de dano ambiental

Publicação:

A foto mostra o foco de carros de desmanches
Ação ocorreu em estabelecimento localizado em Viamão - Foto: Divulgação / SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) desencadeou, nesta quarta-feira (28/9), a 101ª Operação Desmanche, que combate a receptação e o desmonte de veículos furtados e roubados.  A ação ocorreu no município de Viamão em um estabelecimento sem credenciamento no DetranRS.

Foram apreendidas cerca de 100 toneladas de sucatas automotivas e localizadas partes de um veículo em situação de furto e roubo, além de centenas de peças veiculares sem registro. Na mesma ação, um estabelecimento credenciado pelo DetranRS foi vistoriado e autuado por irregularidades administrativas.

Um dos locais vistoriados foi fechado por risco de dano ambiental e por não estar em conformidade com a Lei dos Desmanches. Muitas das partes de veículos estavam estocadas no solo, em terreno aberto. A força-tarefa dos desmanches é um trabalho coordenado pela SSP, em conjunto com Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias (IGP), DetranRS e Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), além da empresa Gerdau, parceira no recolhimento da sucata automotiva.

De acordo com o coordenador da Operação Desmanche, major Jeferson Eroni, a integração entre os órgãos de segurança e a participação ativa da população são essenciais no combate aos estabelecimentos irregulares.

“A força-tarefa integra todas as vinculadas da Segurança Pública com o objetivo de coibir a atividade dos desmanches irregulares nesta ação conjunta. A população também é aliada da SSP, pois através de denúncias anônimas, os órgãos de inteligência podem identificar locais que precisam de vistoria, para tirar de circulação peças veiculares sem a devida procedência”, afirmou.

Confira os 53 municípios visitados: Aceguá, Almirante Tamandaré do Sul, Alvorada, Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Camaquã, Candelária, Canela, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Dom Pedrito, Curumim, Eldorado do Sul, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Montenegro, Nova Bassano, Nova Prata, Novo Hamburgo, Parobé, Passa Sete, Passo do Sobrado, Passo Fundo, Pantano Grande, Pelotas, Portão, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Santa Maria, Santana do Livramento, São Jerônimo, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, São Sebastião do Caí, São Sepé, Sarandi, Soledade, Tapejara, Taquari, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Vera Cruz, Viamão e Xangri-lá.

Texto: Lurdinha Matos/Ascom SSP
Edição: Secom

Secretaria da Segurança Pública