Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Em parceria com Judiciário, Polícia Civil implanta inquérito eletrônico para casos de violência doméstica em POA e Santa Maria

Modelo eletrônico será executado de forma experimental até 31 de julho

Publicação:

Projeto piloto ocorre nas Deams de POA e de Santa Maria
Projeto piloto ocorre nas Deams de POA e de Santa Maria - Foto: Divulgação/Polícia Civil

Inquéritos envolvendo crimes de violência doméstica, ocorridos em Porto Alegre e Santa Maria, podem ser remetidos de forma eletrônica ao Judiciário desde a última segunda-feira (15/06). A transmissão das peças que integram o IP ocorre em tempo real pela internet, por meio do Portal Eproc (sistema de processo eletrônico, desenvolvido e cedido pelo Tribunal Regional Federal da 4a Região). Esta é mais uma iniciativa para acelerar o atendimento as mulheres vítimas, possíbilitando que elas saiam do ciclo de violência.

O Departamento de Tecnologia da Informação Policial (DTIP) que é o responsável pela implantação do sistema que vai abolir parte dos inquéritos de papel nas Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam) dessas cidades, explica que o modelo funcionará de forma experimental até o dia 31 de julho. Segundo a Diretora da Divisão de Sistemas do DTIP, delegada Viviane Francisco Pinto, este período inicial servirá para analisar o funcionamento do novo modelo, assim como o cadastramento de usuários, treinamento de equipe, forma de envio e documentação.
Nesse primeiro momento, os fatos criminais não envolverão feminicídio, uma vez que a integração será feita com o sistema eletrônico da 1a e 2a Vara Especializada de Violência Doméstica de Porto Alegre e da Vara Especializada de Violência Doméstica em Santa Maria - o que não inclui o Tribunal do Júri, responsável pelo julgamento de crimes dolosos contra a vida.

Para a Coordenadora das Deams, delegada Tatiana Barreira Bastos, o sistema 100% digital inova ao celerizar e ampliar a proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, "pois não só os procedimentos serão remetidos automaticamente, como os pedidos para medidas protetivas de urgência e representações para mandados de busca e apreensão e de prisão". Além de tornar a remessa de procedimentos mais ágil, o sistema contribui para diminuição de gastos com papel, tinta de impressora e combustível. A previsão é de que em 2021 toda a Polícia Civil passe a remeter seus inquéritos de forma eletrônica.

CV1

Secretaria da Segurança Pública